logo

Atleta da Orcampi iguala recorde nacional e disputará a final olímpica do salto em altura

2 de agosto de 2024

news



A atleta Valdiléia Martins, da Orcampi, de São Paulo, foi um dos destaques do Brasil nesta sexta-feira, no segundo dia de disputas do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela igualou o recorde brasileiro feminino mais antigo e ainda garantiu a vaga para a final do salto em altura, na estreia das provas do atletismo no Stade de France. A potiguar Val, de 34 anos, marcou 1,92 m na qualificação, seu recorde pessoal e a mesma marca de Orlane Maria dos Santos, estabelecida há quase 35 anos, em 11 de agosto de 1989.


"Antes de eu viajar para cá na segunda-feira, eu fiz um treino e quebrei o recorde em treinamento, saltei 1,93 m, então eu estava realmente pronta para o resultado", comentou Valdileia, em sua volta a Vila Olímpica, após a prova. "Era acreditar no meu potencial e não ficar nervosa por ser uma competição tão grande, com público muito grande. Isso poderia interferir no resultado, mas eu entrei na prova com a cabeça muito boa, eu estou muito bem mentalmente este ano. Então, se não passei de primeira, passava de segunda”, completou.


O retrospecto brasileiro em provas do salto em altura feminino nos Jogos Olímpicos é o seguinte Elizabeth Müller – Londres 1948, Deyse de Castro – Helsinque 1952, Aída dos Santos – Tóquio 1964, Maria Cipriano – Cidade do México 1968. A última vez que o Brasil teve uma representante na modalidade foi em 1976, quando Maria Luísa Betioli disputou os jogos de Montreal. Ela terminou em 25º lugar na qualificação com 1,75 m e não passou para a final. Portanto, depois de quase 50 anos, o Brasil volta a estar representado na modalidade e com presença na briga por medalha.


A final será no domingo (4/8), às 14h55 (de Brasília). O país não tem uma atleta na final do salto em altura desde a Olimpíada da Cidade do México-1968, quando Maria da Conceição Cipriano foi a 11ª colocada, com 1,71 m.



* com Assessoria CBAt

** Foto: Wargne do Carmo/CBAt