São Paulo tem 19 atletas convocados para o Sul-Americano Sub-18 de Atletismo
24 de outubro de 2026
São Paulo (SP) – O atletismo paulista terá participação expressiva na Seleção Brasileira que disputará o 28º Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, de 11 a 13 de dezembro, em Cuenca, no Equador. Ao todo, 19 atletas de clubes paulistas foram convocados, o equivalente a aproximadamente 28% dos 67 atletas que integram a equipe brasileira, formada por 32 mulheres e 35 homens.
A convocação foi anunciada nesta sexta-feira (23) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição reunirá jovens talentos de 15 a 17 anos e encerrará o calendário internacional de seleções do atletismo brasileiro em 2026.
Os convocados foram selecionados com base no desempenho no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18, realizado em agosto, em São Paulo, e nos resultados do Ranking Brasileiro da categoria, no período estabelecido pela CBAt. Os critérios contemplaram dois atletas por prova individual: o campeão brasileiro e o melhor colocado no ranking nacional, considerando os resultados de 1º de janeiro a 23 de agosto de 2026.
Entre os destaques da convocação estão Ana Júlia Souza de Oliveira, do Sesi-SP, de 15 anos, e Pyetro Henrico Roberto Souza, da ADC São Bernardo, de 17. Os dois tiveram desempenhos de destaque no Brasileiro Sub-18. Ana Júlia conquistou quatro medalhas de ouro, nos 100 m, 200 m e nos revezamentos 4×100 m misto e feminino. Pyetro venceu o arremesso do peso de 5 kg com 21,02 m, estabelecendo o recorde brasileiro da categoria e alcançando a terceira posição do ranking mundial Sub-18.
A presença paulista na equipe nacional evidencia a contribuição dos clubes do Estado para a formação de atletas e o desenvolvimento do atletismo brasileiro. Em Cuenca, os convocados terão a oportunidade de representar o País em uma das principais competições internacionais de base do continente.
Atletas de São Paulo no Sul-Americano Sub-18
Feminino
- Ana Júlia Souza de Oliveira (Sesi-SP) – 100 m e 200 m
- Mariana Moreira Leite (Sesi-SP) – 200 m
- Yasmmin Andrades Lima de Souza Salwaninin (Associação Ferroviária de Esportes de Araraquara-SP) – 400 m e 400 m com barreiras
- Beatriz Rodrigues Alves (Associação Esportiva Taubaté de Atletismo-SP) – 800 m e 1.500 m
- Ana Caroline (AD Centro Olímpico-SP) – 800 m
- Ana Laura Domingues Trevisan (Orcampi-SP) – 3.000 m e 2.000 m com obstáculos
- Melissa Gonçalves dos Santos (Orcampi-SP) – 100 m com barreiras
- Camilla Silva dos Santos (AD Centro Olímpico-SP) – salto com vara
- Ana Júlia de Paulo Correia (ADC São Bernardo-SP) – lançamento do martelo
- Raniery Vitória Ferreira Sabino (Orcampi-SP) – 5.000 m marcha atlética
Masculino
- Kauã Ventura Narciso (Sesi-SP) – 100 m
- Henrique Costa de Carvalho (Esporte Clube Praia Grande-SP) – 100 m e 200 m
- Emanuel Rodrigues Garcia (Orcampi-SP) – 3.000 m
- João Vitor Ribeiro Gazola (AD Centro Olímpico-SP) – 110 m com barreiras
- Naftaly Magalhães de Jesus (Santana de Parnaíba-SP) – salto em altura
- Gustavo Eduardo Ribeiro Evangelista (AD Centro Olímpico-SP) – salto com vara
- Pyetro Henrico Roberto Souza (ADC São Bernardo-SP) – arremesso do peso
- Gabriel Miranda Santos Ribeiro (Instituto Social Cultural e Esportivo de Sertãozinho-SP) – lançamento do martelo
- Erick Olivério Coimbra (AD Centro Olímpico-SP) – decatlo
Foto: Pyetro Souza - Crédito: Gustavo Alves/CBAt
Mais informações no site oficial da Federação Paulista de Atletismo e nas redes sociais: @atletismopaulista.
Consultoria de Comunicação da FPA
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – MTB 18.324
Telefone: (11) 98266-6086
E-mails: [email protected] | [email protected]
