logo

Copa Futuro chega à 5ª etapa com novos talentos em Pindamonhangaba

13 de agosto de 2026

news



Pindamonhangaba (SP) – O futuro do atletismo paulista volta a ganhar espaço nas pistas neste sábado, 15 de agosto, com a realização da 5ª etapa da Copa Futuro, projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA) voltado ao desenvolvimento das categorias de base. O palco será o Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, que receberá jovens atletas em mais uma oportunidade de competição, aprendizado e evolução esportiva.


A etapa integra o calendário de nove competições previstas pela FPA em 2026 e reforça a estratégia da entidade de ampliar as oportunidades para crianças e adolescentes que estão iniciando ou consolidando sua trajetória no atletismo.


Voltada principalmente às categorias Sub-14 e Sub-16, a Copa Futuro proporciona aos jovens atletas a experiência de participar de competições organizadas, desenvolver fundamentos técnicos e ganhar vivência de pista. Além da busca por resultados, o projeto tem como objetivo contribuir para a formação esportiva e identificar novos talentos para o atletismo paulista.


Os clubes e associações que terão atletas inscritos na etapa são ABDA Atletismo Bauru, ADECO, AJA - Associação Jacareiense de Atletismo, ANEC/FUPES, ASPMP, Associação Atlética Ligeirinho de Lorena, Associação Esportiva Taubaté de Atletismo, Associação Guaribense de Incentivo ao Atletismo e o Social, EC Praia Grande, EMEF Virgulina M.M. Fázzeri, Equipe Correndo Juntos – Papaléguas, Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, IPEC Londrina FEL (PR), Pérola da Serra, Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Santana de Parnaíba, São Paulo Futebol Clube, Team Zé Marcos.


A programação de base da FPA também conta com o Brincando de Atletismo, iniciativa destinada às crianças de até 11 anos. Com atividades adaptadas e caráter lúdico, o projeto apresenta as principais modalidades do atletismo — corridas, saltos e lançamentos — de maneira apropriada à faixa etária, estimulando a prática esportiva desde os primeiros anos.


Da brincadeira à competição


Copa Futuro e Brincando de Atletismo fazem parte de uma mesma estratégia de formação. Enquanto o Brincando de Atletismo cria uma primeira aproximação das crianças com a modalidade, a Copa Futuro oferece aos jovens a oportunidade de avançar para um ambiente competitivo, construindo uma trajetória esportiva progressiva.


A 5ª etapa em Pindamonhangaba representa mais um capítulo desse trabalho de formação. Ao levar as competições para diferentes regiões do Estado, a FPA amplia o alcance do atletismo paulista e cria novas oportunidades para que clubes, treinadores e atletas revelem e desenvolvam talentos.


O Centro Esportivo João Carlos de Oliveira "João do Pulo" fica localizado na Rua Engenheiro Orlando Drumond Murgel, em São Benedito. A competição terá entrada franca ao público.


A Copa Futuro e o Brincando de Atletismo têm organização da Federação Paulista de Atletismo (FPA), com apoio de Recoma, Harcem, Monaro e Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Semelp.



Programação



PISTA – 9h

1. 3.000m Marcha Atlética Feminino Sub-16 - Final por tempo

2. 5.000m Marcha Atlética Masculino Sub-16 - Final por tempo

3. 2.000m Marcha Atlética Feminino Sub-14 - Final por tempo

4. 2.000m Marcha Atlética Masculino Sub-14 - Final por tempo

5. 2.000m rasos feminino Sub-16 - Final por tempo.

6. 2.000m Rasos Masculino Sub-16 - Final por tempo

7. 800m Rasos Feminino Sub-14 - Final por tempo

8. 800m Rasos Masculino Sub14 - Final por tempo

9. 250m Rasos Feminino Sub16 - Final por tempo

10. 250m Rasos Masculino Sub-16 - Final por tempo

11. 80m Rasos Feminino Sub-14 - Final por tempo.

12. 80m Rasos Masculino Sub-14 - Final por tempo.

13. 80m com barreiras feminino Sub-16 - Final por tempo.

14. 100m com barreiras masculino Sub-16 - Final por tempo.

15. Revezamento 5x80m Rasos Feminino Sub14 - Final por tempo

16. Revezamento 5x80m Rasos Masculino Sub-14 - Final por tempo.

17. Revezamento 4x75m Rasos Feminino Sub-16 - Final por tempo

18. Revezamento 4x75m Rasos Masculino Sub16 - Final por tempo



CAMPO – 9h

1. Salto em Distância Masculino Sub-14 - Final

Seq. Salto em Distância Feminino Sub-14 - Final

1. Salto em Distância Masculino Sub-16 - Final

Seq. Salto em Distância Feminino Sub-16 - Final

1. Lançamento do Martelo Masculino Sub-14 - Final.

Sequência de Lançamento do Martelo Feminino Sub-14 - Final.

1. Arremesso do Peso Masculino Sub-16 - Final.

Sequência do Arremesso do Peso feminino Sub-16 - Final.

1. Salto em Altura Masculino Sub-14 - Final.

Seq. Salto em Altura Feminino Sub-14 - Final

1. Lançamento do Disco Masculino Sub-16 - Final.

Sequência de Lançamento do Disco Feminino Sub-16 - Final.

1. Arremesso do peso Masculino sub-14 - Final.

Sequência do arremesso do Peso Feminino Sub-14 - Final.

1. Salto Triplo Masculino Sub-16 - Final

Seq. Salto Triplo Feminino Sub16 - Final


Mais informações sobre o atletismo paulista estão disponíveis no site oficial da Federação Paulista de Atletismo, www.atletismopaulista.com.br, e nas redes sociais @atletismopaulista.



Consultoria de Comunicação da FPA

MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – MTB 18.324

Telefone: (11) 98266-6086

E-mail: [email protected] | [email protected]