Diretoria da FPA prestigia os 40 anos da 10 Km Tribuna
20 de maio de 2026
São Paulo (SP) – AA 10 Km Tribuna confirmou mais uma vez sua grandiosidade neste fim de semana, em Santos. Reunindo cerca de 25 mil participantes, o evento, que comemorou seus 40 anos no último domingo, reafirmou seu status como uma das corridas de rua mais importantes do país, considerada por muitos como a “São Silvestre do litoral”, tanto pelo alto nível técnico quanto pela forte conexão com a cidade e o público.
A competição teve percurso tomado por atletas profissionais, grandes nomes do esporte, como Marilson Gomes dos Santos, amadores e milhares de apaixonados pela corrida, em um ambiente de festa e integração esportiva. Além da participação maciça do público, a organização recebeu elogios pela estrutura oferecida aos corredores, consolidando a prova como uma das mais bem organizadas do estado de São Paulo e da América do Sul.
A Federação Paulista de Atletismo marcou presença na prova com integrantes de sua diretoria, entre eles o presidente Joel Oliveira, além dos santistas Antonio Cosme da Silva e Edgar Pereira, respectivamente diretores técnico e institucional da entidade. A presença da FPA reforçou a importância da competição no calendário estadual e nacional do pedestrianismo.
Diretor da Federação e profundo conhecedor da história da prova, Antonio Cosme da Silva destacou a evolução do evento ao longo das décadas.
“Por eu ser santista de natureza, falo da prova dos 10 Km Tribuna com certa propriedade. A prova iniciou a convite do primeiro secretário municipal de esportes de Santos para integrar uma das quinze etapas do Campeonato Santista de Pedestrianismo daquela época. A partir dali, o grupo A Tribuna teve a percepção da grandeza do evento e passou a aperfeiçoar a cada ano sua prova, chegando nessa 40ª edição com uma entrega espetacular, com 25 mil participantes e com bons resultados da elite, mostrando a importância, grandeza e sucesso dessa prova, sendo uma das mais bem organizadas e rápidas da América do Sul. Parabenizo a direção do grupo A Tribuna por acreditar na força transformadora que é o Atletismo”, afirmou.
Com forte apoio da cidade, ampla participação popular e excelente exposição para o esporte, a prova, com suas quatro décadas de história, reforçou a tradição de Santos como uma das principais referências do pedestrianismo brasileiro.
Mais informações: atletismopaulista.com.br
Consultoria de Comunicação da FPA:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – MTB 18324
Fone: (11) 98266-6086
E-mails: [email protected] / [email protected]
