logo

Corrida de São Silvestre recebe homenagem pela 100ª edição da prova, na Câmara Municipal de São Paulo

8 de dezembro de 2025

news


 

A corrida de rua mais tradicional de São Paulo chega à sua 100ª edição neste próximo dia 31 de dezembro. Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, a São Silvestre era disputada inicialmente na virada do ano, como o grande evento do réveillon paulistano e, até hoje, é um marco tradicional do final de ano em São Paulo. A prova é considerada a mais emblemática da América do Sul, com a participação de milhares de corredores e atraindo participantes de diversos países do mundo. 

 

A homenagem proposta pela vereadora Renata Falzoni será entregue em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, sexta, dia 12 de dezembro, às 19h. Estão confirmadas as presenças de atletas campeões, “personagens” famosos, autoridades públicas e esportivas, além de convidados ligados ao mundo das corridas.

 

“A Salva de Prata é o símbolo de um reconhecimento da cidade à Fundação Cásper Líbero, por sua contribuição inestimável para a cultura esportiva e urbana da cidade de São Paulo”, comenta a vereadora Renata Falzoni, autora do projeto que sugeriu a honraria. “Nós, paulistanos, precisamos valorizar este legado centenário, fomentar a memória coletiva e fortalecer laços com a história, o esporte e a cultura da nossa cidade”, completa. 

 

“A São Silvestre teve um papel fundamental no desenvolvimento e massificação da corrida de rua no Brasil. Com o seu potencial e a sua organização, a prova colaborou também para divulgar, através do esporte, a cidade de São Paulo para o mundo”, enfatiza o jornalista Erick Castelhero, Diretor Executivo da São Silvestre. “Receber essa honraria orgulha a Fundação Cásper Líbero, proprietária da tradicional Corrida”, destaca. 

 

Ao longo destes 100 anos, o evento passou por mudanças de horário e percurso. Hoje é disputada pela manhã, em um trajeto de 15 km, e faz parte do calendário da IAAF (Associação Internacional das Corridas de Atletismo). A São Silvestre tem forte apelo emocional e inclusão social, aproximando atletas de elite, corredores amadores e o público em geral em uma grande festa coletiva. 

 

Com inscrições esgotadas, a centésima edição da São Silvestre deve reunir 55 mil participantes no próximo dia 31 de dezembro, com largada e chegada na Avenida Paulista.

 

Sessão Solene: Salva de Prata - Fundação Cásper Líbero 

Sexta, 12/12/2025, às 19h

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100

Salão Nobre

 

O que é a Salva de Prata

A Salva de Prata é uma das honrarias que vereadores da capital paulista podem oferecer a instituições, organizações sociais ou fundações como forma de destacar os serviços prestados para a cidade. A homenagem é proposta através de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) e aprovada em plenária, por maioria de dois terços dos vereadores. A entrega é realizada em uma Sessão Solene.