11ª. edição da "XI Inclusão a Toda Prova - Corrida e Caminhada" reúne mais de 18 mil pessoas nas ruas de São Paulo
8 de dezembro de 2025
São Paulo, dezembro de 2025 – Neste domingo, 7 de dezembro, as ruas de São Paulo se transformaram em verdadeiras pistas de atletismo, nas quais, mais de 18 mil corredores buscaram algo além que a vitória e cruzar a linha de chegada. Buscaram obter como prêmio uma sociedade mais inclusiva, igualitária e cidadã. A 11ª. edição da “XI INCLUSÃO A TODA PROVA – CORRIDA E CAMINHADA” aconteceu no circuito do Ibirapuera, em São Paulo, e reuniu pessoas com e sem deficiência em percursos que variaram entre 6.1km e 9km.
O evento celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12) e encerra o ano das sete corridas anuais organizadas pelo Instituto Olga Kos, sendo duas no Rio de Janeiro, duas em Brasília e três em São Paulo. “O Olga acredita que o esporte é agente transformador de realidades, promovendo não apenas a melhora nas condições de saúde e bem-estar das pessoas, mas contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, plural e inclusiva”, observa Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.
Com o patrocínio master da Shell, a prova iniciou às 7h em um local em que os paulistanos conhecem bem: o Parque do Ibirapuera. Durante o trajeto, os corredores puderam passar pelo Monumento à Bandeira, além de terem o privilégio de correrem em algumas das principais avenidas de São Paulo, fechadas exclusivamente para os participantes.
“Essas corridas vão muito além do esporte. Elas promovem o encontro dos cidadãos com a cidade e entre si, estimulam a empatia e reforçam que a inclusão é uma via de mão dupla”, reforça o presidente do Olga, que acrescenta: “Ao integrar pessoas com e sem deficiência em uma mesma prova, ajudamos a realizar uma verdadeira corrida sem barreiras tanto dentro do percurso, como fora dele”.
Fonte e foto: Instituto Olga Kos
