1⁰ Night Run Tupã teve a participação de centenas de atletas
27 de agosto de 2025
Com a presença de mais de 700 atletas, o 1⁰ Night Run Tupã aconteceu no último sábado, dia 23, em um percurso de 6 quilômetros que passou entre principais ruas do centro da cidade. Quem esteve na região central parou para conferir a corrida e, principalmente, apoiar os atletas. O evento teve premiações que somaram a quantia de R$ 8,7 mil em dinheiro.
FPA
O presidente da FPA (Federação Paulista de Atletismo), Joel Oliveira, disse que o investimento oficial no atletismo, como feito pela ONG ARTEVIDAS, na realização do evento, gera uma nova perspectiva no público que passa a se engajar ainda mais na modalidade. "E essa perspectiva produz resultados, o que leva muitas pessoas a praticarem o atletismo", afirmou. "Isso faz com que Tupã tenha proeminência no atletismo regional", acrescentou.
Oliveira explicou que eventos como esse só alcançam resultados positivos por meio de um trabalho de gestão muito bem estruturado. "E esse trabalho, como feito pelo Luís Alves, fortalece o esporte em Tupã. Queremos que outras cidades copiem o que foi feito aqui" enfatizou. O presidente da federação explicou que no cenário estadual, as corridas de rua apresentaram um aumento de 62% neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. "Entre os meses de janeiro a agosto de 2024 tivemos 395 corridas homologadas. No mesmo período deste ano, foram 638", observou.
"Neste ano, nossa previsão é de termos cerca de 1,1 mil corridas de rua no Estado de São Paulo. No ano passado tivemos 734", completou. Segundo Oliveira, ainda são poucas as corridas noturnas de rua, principalmente as que ocorrem aos sábados. "Elas não representam nem 5% das que temos no calendário", disse o presidente da federação ao explicar que no último sábado houve apenas quatro corridas de rua no Estado de São Paulo, incluindo a realizada em Tupã.
Oliveira destacou que o 1⁰ Nigth Run Tupã, foi, de fato, inovador. "Mas Tupã tem um diferencial, perto do que observamos em relação às outras cidades do Estado de São Paulo. É raro ver uma corrida com tanta gente da própria cidade assistindo. As ruas estavam cheias de pessoas torcendo pelos corredores, sejam amigos ou familiares. E essa torcida foi um algo a mais que tivemos", disse. Outra observação feita pelo presidente da FPA, foi a realização da corrida kids que promove o atletismo para as próximas gerações.
ORGANIZAÇÃO
Um dos organizadores do evento, Luís Alves, destacou a segurança do circuito e explicou que todos os atletas tiveram seguro em caso de eventuais acidentes no trajeto. "O objetivo principal era garantir a segurança dos atletas e sua integridade física", afirmou Luís Alves, ao agradecer ao apoio no evento fornecido pela Polícia Militar, Tiro de Guerra, Prefeitura de Tupã e à equipe dos agentes de trânsito comandada pelo servidor público municipal Gilberto. "Graças ao trabalho desse pessoal, tivemos uma prova sem intercorrências", enfatizou. Luís Alves ainda destacou a presença do público que acompanhou a corrida. "A Avenida Tamoios parou para acompanhar a prova. Durante o percurso a população estava aplaudindo, fornecendo água e apoiando os atletas, o que foi o ponto alto da prova", disse.
ATLETA
Atleta federada pela ONG ARTEVIDAS, Ana Paula da Silva Pastro, de 43 anos, ficou em 4º lugar na categoria geral feminino. Ana Paula, que já tem experiência em diversas provas de atletismo, destacou o alto nível da competição tupãense. "O 1º Nigth Run Tupã foi um espetáculo, com um percurso desafiador e vários atletas de alto nível. Com certeza foi a primeira de muitas outras que virão", afirmou. A organização do evento já confirmou a realização do 2º Nigth Run Tupã para o ano que vem. A participação e colocação de cada atleta pode ser conferida no link: https://tvcomrunning.com.br/cronometragem/g-live.html?f=eventos/2025/1-NIGHT-RUN-TUPA/CORRIDA.clax