logo

Nota de Pesar

13 de maio de 2025

news

Com profundo pesar, a Federação Paulista de Atletismo comunica o falecimento do ex-atleta e treinador Jair Roberto do Carmo Teotônio, ocorrido nesta terça-feira, em São Paulo. Longevo lançador de disco, ele competiu por mais de duas décadas entre os melhores do país, tendo conquistado resultados expressivos. Ao longo da carreira, ele defendeu equipes como Funguaru-SP, Vasco da Gama–RJ, ASSEN/SJC-SP, entre outras.


Entre seus inúmeros feitos, estão dez medalhas no Troféu Brasil, ganhando a prata em 1990, 1991 e 2004, e bronzes nas edições de 1992, 1993, 1994, 1995, 1997, 1999 e 2003. No cenário internacional, foi medalhista de bronze no Sul-Americano de 1991, com a marca de 51,62 metros, medalhista de prata em 1985, quando representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano Juvenil (Sub-20) disputado em Santa Fé, na Argentina, e ainda garantiu uma medalha na prova do lançamento do dardo.


Após deixar de competir no alto rendimento, Jair se destacou como treinador de atletas universitários, apresentando a modalidade a centenas de jovens. No trabalho com atletas universitários, repetiu a mesma excelência. Sem dúvida, Jair marcou a vida de vários deles de uma forma especial, ensinando a todos como a dedicação e o respeito ao esporte são fundamentais.


Jair Roberto do Carmo Teotônio manteve-se ativo no esporte, competindo na categoria Master do atletismo, mostrando seu amor pela modalidade.



A Federação Paulista de Atletismo se une a amigos, familiares e a todos que tiveram o prazer de compartilhar sua companhia e deseja condolências a todos.



Joel Oliveira

Federação Paulista de Atletismo