logo

Atletismo em Franca vive momento de retomada

13 de maio de 2025

news



São Paulo (SP) – Uma das cidades mais importantes do estado, Franca também está trabalhando forte para retomar seu lugar de destaque na formação de valores para o atletismo paulista. Graças às estratégias de gestão e o apoio da Prefeitura, um grupo de treinadores, coordenados por Luiz Fernando Estevan de Castro, tem atraído novos competidores para a modalidade, chegando a ter mais de 120 atletas na cidade de diferentes faixas etárias.


Entre as mudanças feitas para atrair os atletas estão a flexibilização do horário de treinamentos, possibilitando que pessoas que trabalham e estudam possam escolher o melhor período do dia, e o formato do trabalho dos treinadores. “Estou como coordenador do projeto desde agosto do ano passado e peguei o projeto andando. A ideia foi adequar o horário com a necessidade de cada atleta. A grande maioria é da periferia e vai de transporte próprio, portanto, procuramos atendê-los na hora mais favorável a cada um. Muitos que trabalham aproveitam a hora do almoço para poder treinar”, explica.


Com cinco treinadores no projeto, o formato de trabalho também teve de ser modificado. "Optamos pelo trabalhar na região central, onde todos podem acessar, por conta do número limitado de professores. Com isso, temos treinadores o dia todo e, dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade num primeiro momento para depois investir na qualidade. O resultado está aí, com mais de 120 atletas de várias idades”, ressalta.


A equipe conta com os treinadores Alderico de Oliveira, para provas de pista e saltos, Cibele da Silva, que é atleta do peso e treinadora de arremessos e iniciação, Paulo Henrique da Silva, auxiliar do Alderico e da iniciação, Adriana Cândido de Souza, de provas de meio fundo e fundo, e o próprio Luiz, treinador de deficientes e coordenador de administração.


Luiz destaca ainda o importante papel da Prefeitura de Franca, que auxilia em vários pontos. “Graças ao apoio da Secretaria de Esportes, Roberto Saad, e, especialmente, do Diretor de Esportes, Matheus Caetano, temos todo o suporte para o funcionamento do núcleo, como pagamento dos professores, das taxas de competições, custos de viagens, entre outros. Muitos atletas, inclusive, têm bolsa assegurada pela prefeitura e isso nos dá tranquilidade para competir e buscar os resultados para a cidade”, diz.


O próximo passo é ampliar a atuação. Para isso, a equipe está iniciando uma importante parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA) para um amplo trabalho de fomento à modalidade na cidade. A entidade quer capacitar novos treinadores, árbitros e até mesmo fomentar e regularizar a corrida de rua.


“É de extrema relevância a parceria com a FPA, especialmente com o Curso de Iniciação ao Atletismo e capacitação de novos profissionais. Com essa formação, vamos capacitar outros profissionais e abrir novos núcleos pela cidade, atingindo mais alunos e proporcionando opções para os jovens. Queremos recuperar o histórico de nomes fortes do atletismo revelados por aqui e, com isso, atrair mais candidatos para a iniciação e elevar a qualidade do nosso trabalho”, encerra.


No fim de semana, a equipe terá cerca de 30 atletas no Campeonato Paulista Sub-28, que ocorrerá na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo.


Foto: Arquivo Pessoal


Consultoria de Comunicação da FPA:

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

Fone: (11) 98266-6086

E-mails: [email protected] / [email protected]