Revelação do arremesso do peso se destaca no Circuito Paulista Open de Atletismo
7 de abril de 2025

São Paulo (SP) – Atração do calendário da Federação Paulista de Atletismo, o Circuito Paulista Open de Atletismo tem contribuído de forma relevante no auxílio à evolução dos atletas e é fundamental para revelar novos talentos de diferentes categorias. Aberta a atletas do Adulto, Sub-18, Sub-20 e Master, as etapas atraem não apenas competidores paulistas, mas também de outros estados e do exterior. Ao reunir, em uma mesma competição, atletas de várias idades, o circuito proporciona maior visibilidade para as revelações do esporte.
Isso ficou evidente na segunda etapa da temporada 2025, realizada em março, na Arena Caixa, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra da Silva, que teve como um de seus grandes nomes o jovem Pyetro Souza, atleta da ADC São Bernardo do Campo. Natural da cidade paulista de Marcondésia, ele venceu a prova do arremesso de peso Sub-18, com a marca de 18,36 metros.
Pyetro começou no esporte em 2022, ainda na escola. “Comecei fazendo na escola mesmo, participando dos Jogos Escolares, e não tinha muito recurso, então a gente treinava no que dava. Em 2023, consegui ir para o meu segundo Brasileiro Escolar e recebi uma proposta do Centro de Excelência da ADC SBC para vir treinar. Falei para minha mãe, que chorou, mas estava super orgulhosa. Ela não queria que eu fosse embora, mas, ao mesmo tempo queria. Finalmente, ela deixou porque viu como eu me dedicava a esse esporte”, explica.
Foi na temporada 2024 que ele começou efetivamente a treinar e encarou a realidade do esporte de alto rendimento. “Vim para a ADC SBC em fevereiro e meu treinador, José Cordeiro, o famoso Pity, me mostrou um mundo que eu não conhecia e do qual não sabia nada de fato. Por algum tempo, achei que não iria conseguir nada. Depois de muito treino e dedicação, esforçando-me todos os dias, consegui me adaptar e evoluir”, destaca.
O resultado do trabalho ficou evidente com os feitos. Ele participou do Sul-Americano Sub-18 e garantiu medalha. “Tenho muita coisa para aprender ainda, mas o foco e a determinação são diários. O resultado na segunda etapa do Circuito Paulista é um exemplo desse esforço. O caminho é seguir aprendendo sempre, né?”, ressalta.
Seu objetivo já está traçado, de vida e no esporte. “Minha meta, em primeiro lugar, é orgulhar minha mãe, deixá-la feliz, porque ela sempre cuidou de mim. Quero dar uma boa condição de vida para ela, comprar uma casa e garantir seu sossego. No esporte, como todos, meu objetivo é ir para as Olimpíadas. É difícil, bem difícil, e todo mundo sabe disso. Mas com disciplina, determinação e foco, a gente vai longe”, finaliza o atleta, que está no segundo ano do ensino médio.
Foto: Arquivo Pessoal
Consultoria de Comunicação da FPA:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086
E-mails: [email protected] / [email protected]