logo

ADECO ganha prêmio de Clube Formador da CBAt

27 de março de 2025

news


São Paulo (SP) – O trabalho realizado pela AD Centro Olímpico continua sendo reconhecido. Após o prêmio da Confederação Brasileira de Clubes – CBC, a associação filiada à Federação Paulista de Atletismo repetiu o feito no 4º Prêmio Melhores do Ano do Atletismo Loterias Caixa 2024, como Clube Formador. Esse é o terceiro título conquistado pela ADECO em razão de seu desempenho em competições nacionais.


A Associação Desportiva Centro Olímpico, de São Paulo, somou 402 pontos (nos Campeonatos Brasileiros Sub-16, Sub-18 e Sub-20 de 2024) e foi reconhecida como Clube Formador do Ano, que reconhece a atuação das entidades na importante formação e desenvolvimento de atletas de base. A AD Centro Olímpico foi tricampeã, vencedora dos prêmios de 2024, 2023 e 2022.


O presidente da AD Centro Olímpico, Alex Martins Guimarães, destacou mais esse importante reconhecimento. “Ficamos muito felizes com o apoio da federação que nos representa perante a Confederação Brasileira de Atletismo. Esse prêmio de clube formador é muito significativo para nós, pois é um reconhecimento da maior promotora do atletismo brasileiro. Então, isso tem um significado enorme que atesta o nosso trabalho de longevidade, já que estamos no cenário há mais de 20 anos. Temos, além da longevidade, consistência de resultados. Nos campeonatos brasileiros sub-16, conquistamos 7 títulos, 8 no sub-18 e 4 no sub-20”, afirmou.


“Nosso agradecimento à FPA, que é a federação que mais realiza competições dentro do atletismo no cenário nacional. Isso é muito importante; é preciso ter competições. A Prefeitura de São Paulo, através da secretaria, faz um investimento a longo prazo e efetivo na modalidade, e o Ministério do Esporte, com os recursos disponibilizados, nos ajuda a cumprir nosso objetivo, o qual é a formação de atletas para a excelência do esporte brasileiro. Muito obrigado”, encerrou.


O diretor-geral do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Mário Maeda Jr., também celebrou o tricampeonato. “Recebemos o prêmio com muito orgulho pela terceira vez consecutiva. É um prêmio que celebra não apenas uma vitória, mas uma conquista feita por várias mãos. Um equipamento público da prefeitura, em união com a sua associação ADECO, consegue ter atletas que se iniciam dentro do centro olímpico, se desenvolvem e se tornam campeões. Quem sabe, um dia, esses atletas também representarão o Brasil em competições mundiais e olímpicas. Esse é o objetivo do Centro Olímpico. Agradeço ao prefeito Ricardo Nunes pelo apoio, ao presidente Alex, pela grande parceria, aos professores, atletas e, principalmente, aos pais, que estão conosco dia a dia trazendo esses atletas. Deixo meu carinho especial à Federação Paulista de Atletismo, que também tem nos apoiado muito, e à Confederação Brasileira de Atletismo por esse prêmio tão grandioso”, afirmou.


Valdileia Martins vence os Melhores do Ano


O estado também brilhou entre os competidores. A saltadora Valdileia Martins, de 35 anos, atleta olímpica que defende a Orcampi, de Campinas, foi eleita a Melhor do Ano no 4º Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa de Atletismo, após avaliação de um júri técnico. No masculino, o premiado foi o marchador Caio Bomfim.


Seu treinador, Dino de Aguiar Cintra Filho, ressaltou o significa do prêmio para sua atleta.“A importância é enorme. É o prêmio que qualquer atleta gostaria de ter, tanto o ‘Aída dos Santos’ quanto o de Melhor Atleta. É um marco na carreira dela. Isso ficará para a vida toda. E, como treinador, é um orgulho muito grande. É o coroamento de um trabalho bem planejado. Dessa vez, deu tudo certo. Saiu tudo do jeito que planejamos. Foi o melhor trabalho que já consegui fazer até agora”, explicou.


Ele já pensa no futuro: “Agora estamos voltando a treinar, melhorando, já conseguimos treinar bem. O plano é competir no Sul-Americano e depois no Troféu Brasil. A intenção é entrar no campeonato mundial. Essas são as três principais competições que temos em mente”, completou Dino, que começou em 1975, de forma voluntária, e hoje tem 15 atletas de alto nível.



Foto: Alex Martins Guimarães e a secretária Nacional Iziane Marques (Gustavo Alves/CBAt)                               



Consultoria de Comunicação da FPA:

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

Fone: (11) 98266-6086

E-mails: braga@mbragacom.com.br / imprensa@atletismopaulista.com.br