Curso de Arbitragem de Marcha Atlética FPA/CBAt
28 de janeiro de 2025

Além da abertura das competições, com a disputa da primeira etapa do Circuito Performance/Esporte Clube Pinheiros, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, a Federação Paulista de Atletismo também promoveu o primeiro curso de arbitragem. Em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo, ocorreu o Curso Básico Loterias CAIXA de Arbitragem de Marcha Atlética FPA/CBAt, no mesmo local. O evento reuniu 39 árbitros de sete estados - SP, RJ, PR, MS, PB, MT, DF e GO - e do Distrito Federal, que puderam simular o julgamento de marchadores em competição.
O curso foi ministrado nos dias 26 e 25 pelo Professor e árbitro internacional (World Athletics - categoria Gold), Nilton César Ferst, e contou com a presença do Professor, Genivaldo Caixeta, presidente da Federação Goiana de Atletismo, e o Professor Joel Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo.
Vale destacar o bom momento que a Marcha Atlética vice, especialmente após o sucesso do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na qual o atleta Caio Bonfim conquistou a inédita medalha de prata na prova de 20 km.
O curso explorou toda a Regra Técnica 54, que trata sobre a Marcha Atlética e vários vídeos foram utilizados para uma melhor compreensão e entendimento da prova. Os conceitos foram aplicados na prática, com a participação de atletas marchando e os árbitros simulando o julgamento de uma prova oficial.
"O curso foi fantástico, pois contou com a representatividade de árbitros interessados no julgamento da prova e de vários Estados. A proposta é de capacitar mais árbitros brasileiros para a prova, oferecer momentos de discussão e interpretação das regras. O momento prático também foi importante para eles visualizarem atletas marchando”, avaliou Nilton César Ferst, que tem grande vivência na área e ministrou o curso.