logo

FPA é homenageada por seu centenário pela ALESP

4 de novembro de 2024

news



A Federação Paulista de Atletismo será homenageada nesta terça-feira, dia 5 de novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo. A partir de propositura do Deputado Estadual, Altair Moraes, presidente da Comissão de Esportes da Alesp, a FPA e outras entidades históricas do esporte no estado de São Paulo serão destacadas no encontro.



Serão homenageadas pelos 100 anos as Federações Paulistas de Atletismo, Basquete e Tênis, 90 anos a FUPE, 75 anos a Federação Internacional de Educação Física e Esportes (FIEPS) e pelos 50 anos o Panathlon Club São Paulo.



O ato solene em comemoração ao centenário da Federação Paulista de Atletismo será na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Auditório Paulo Kobayashi, localizado na Av. Pedro Alvares Cabral, 201, São Paulo.


História

A Federação Paulista de Atletismo foi fundada no dia 30 de janeiro de 1924. Até então o esporte - base estivera sob a supervisão da Associação Paulista de Esportes Atléticos - APEA, entidade dirigente do futebol "association" e que tutelava diferentes outras atividades esportivas não podendo dar ao atletismo um tratamento próprio.


Esta auto-suficiência somente seria possível através da autonomia que vinha sendo pretendida e que se consolidou na reunião ocorrida naquela data convocada que fora pelo Dr. Antônio Prado Jr, então presidente do C.A Paulistano. Além daquele ilustre homem publico, também compareceram à reunião os seguintes esportistas: Dr. Mário Teixeira de Freitas, pelo Clube de Regatas Tietê; Fares Dabague, do S.C Syrio; Guilherme Machado Kawall, do então S..C Germania, hoje E.C Pinheiros; Dr. Manoel Carlos Aranha, jornalista Dr. Américo Rego Neto e Amadeu da Silveira Saraiva.


São considerados clubes fundadores, os seguintes: C.A Paulistano, C.R Tietê, S.C Germania, S.C Syrio, Santos FC e Palestra Itália, hoje S.E Palmeiras.



Posteriormente, ou seja, em reunião levada a efeito no dia 17 de março de 1924, foi incluído no rol dos clubes fundadores o Clube Esperia. Em consequência, pertencem aquela categoria especial sete clubes que se beneficiam de poderes maiores que lhes permitem o exercício de uma supervisão julgada conveniente para sustentação dos princípios que motivaram a criação da entidade de administração do atletismo do Estado de São Paulo.