Qualificação para Jogos Olímpicos 2021 está suspensa. Veja período

458
Atenas Grécia 19 93 2020 cerimônia de entrega de chama olímpica no Estádio Panatenaico de Atenas., Grécia. Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020 foto /Greg Martin COI

A World Athletics anunciou nesta terça-feira (07 de abril), que o período de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 está suspenso entre 6 de abril de 2020 e 30 de novembro de 2020, após consulta à Comissão de Atletas, Presidentes de Área e Conselho.

Durante esse período, os resultados alcançados em qualquer competição não serão considerados para os padrões de entrada ou classificações mundiais de Tóquio 2020, cuja publicação também será suspensa.

Os resultados continuarão seguirão sendo registrados para fins estatísticos, inclusive para registros mundiais, sujeitos às condições aplicáveis. Mas eles não serão usados ​​para estabelecer o status de qualificação de um atleta.

O período de qualificação será retomado em 1 de dezembro de 2020 e continuará para o novo prazo de qualificação em 2021 definido pelo Comitê Olímpico Internacional (consulte a tabela do período de qualificação no final). A data poderá sofrer alteração caso situação mundial em relação a Pandemia causada pelo coronavírus não esteja normalizada.

“Sou grato pelo trabalho e feedback detalhados da Comissão e Conselho de Atletas, que acreditam que a suspensão da qualificação olímpica durante esse período oferece mais segurança para o planejamento e a preparação dos atletas e é a melhor maneira para abordar a justiça no que se espera ser a distribuição desigual de oportunidades de competição em todo o mundo para atletas, diante dos desafios das viagens internacionais e das restrições de fronteiras do governo”, disse o Presidente Mundial de Atletismo, Sebastian Coe.

Os atletas que já atendem ao padrão de entrada desde o início do período de qualificação em 2019 permanecem qualificados para os Jogos Olímpicos e serão elegíveis para seleção por suas respectivas Federações Membros e Comitês Olímpicos Nacionais, juntamente com outros atletas que se qualificarão dentro do período de qualificação estendido. O final dos períodos de qualificação olímpica é 31 de maio de 2021 (para 50 km de caminhada e maratona) e 29 de junho de 2021 para todos os outros eventos.

Duração total do período de qualificação

As datas de início da qualificação para os padrões de entrada e as classificações mundiais permanecem inalteradas com muitos atletas já qualificados, cumprindo os padrões de entrada durante 2019. Com o período de qualificação de 1 de dezembro de 2020 a 31 de maio de 2021 (ou 29 de junho de 2021, dependendo do evento), o período de qualificação elegível (levando em consideração o período de suspensão de oito meses) é mais longo que o período original em mais quatro meses. Veja o resumo abaixo:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here