WADA orienta que atletas com coronavírus avisem a Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem

273

Após anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS), em relação à pandemia causada pelo Corona Vírus (COVID-19), muitos países estão implementando ações para o combate ao vírus. Entre eles, no que diz respeito ao esporte foi o cancelamento e ou adiamento dos eventos esportivos.  

Desde o último comunicado da WADA para as ADOs, em 06 de março, em que tratamos a evolução dos Testes, a pandemia do SARS-Cov-2 (COVID-19) tomou proporções ainda maiores, tornando-se uma emergência que requer ações efetivas de toda a sociedade, para minimizar a disseminação da doença e seu impacto social.

A WADA está monitorando a situação, apoiada na informação dos especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e através de outras fontes confiáveis.

Veja mensagem na íntegra – Mensagem às Organizações Antidoping (ADOs

De acordo com a nota postada no site da Comitê Olímpico Brasileiro (COB), caso algum atleta tiver sintomas que indiquem ter o COVID-19, deve priorizar a sua saúde e de todos ao seu redor a prioridade é o auto-isolamento e seguir outras precauções (lavagem das mãos etc.),

Conforme recomendado pelas organizações internacionais de saúde. Você também deve entrar em contato com as autoridades de saúde locais para garantir que está seguindo os procedimentos adequados em sua região.

Em um contexto antidoping, você deve informar a ABCD, ao COB, e à sua Federação Internacional sobre sua situação, principalmente atualizando seus Whereabouts para que os Agentes de Controle de Doping que venham a testá-lo possam se programar de acordo.

A WADA solicita ainda que os atletas que contraiam o coronavírus devem informar à Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem (ABCD) ou ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), através do e-mail antidoping@cob.org.br. Seguindo as orientações da WADA, o COB disponibiliza ainda o telefone (21) 98157-9611 para dúvidas e orientações sobre o tema.

O Comitê Olímpico Brasileiro disponibilizou um canal para explicar sobre o Doping.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here