Treinador de Botucatu ressalta importância do curso de Transição de Carreira

177

A Federação Paulista de Atletismo realizou o curso Programa de Transição de Carreira para Atletas (PTCA). O curso foi ministrado pelo Master Coach de Carreira e Vocacional, Marco Tulio Baptista. Aos 50 anos, o palestrante dedicou 32 anos de sua vida ao Exército Brasileiro (EB), onde desempenhou entre outras funções, a de atleta de alto rendimento.

O PTCA visa preparar integralmente o atleta para a nova fase profissional após o encerramento de sua carreira esportiva atlética. O programa oferece condições e ferramentas para o autoconhecimento, planejamento e ação, pesquisa profissional e educacional e autoavaliação sistêmica desde o início da carreira desportiva até a fase de aposentadoria atlética.

Segundo o professor de educação física e treinador de Atletismo na cidade de Botucatu, Mario Vasques, além de todo ensinamento, o curso foi importante na escolha de seu nicho de trabalho.

“O Curso de Transição de Carreira foi muito importante, pois me encaminhou após várias atividades de autoconhecimento, contribuindo muito para escolha de um nicho específico no mercado, gerando aprendizado diário com mudanças e atitude, com um enorme crescimento pessoal e profissional. Só tenho a agradecer a Federação Paulista de Atletismo (FPA) que me proporcionou esse curso através do excelente profissional Tulio Coaching”, explicou Vasques.

O programa teve como metodologia central as técnicas do processo de Coaching, PNL e Gestão de Pessoas. Este método possibilita ao atleta a identificação detalhada de seus conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções predominantes.

“No início do processo, o Mário demonstrou grande empolgação e vontade de encontrar a sua referência profissional. Aos poucos ele foi descobrindo o que o impedia de progredir de forma acelerada e livre de distrações”, explicou o Master Coach, Tulio Baptista.

Um dos tópicos do Curso de Transição de Carreira é relacionada ao nicho de atuação e segundo Mario Vasquez seu trabalho será voltado ao público da melhor idade, após uma pesquisa de mercado identificou que a cidade de Botucatu tem hoje um dos melhores índices de longevidade do País.

Foto: Prefeitura Municipal de Botucatu

De acordo com o último Atlas do Desenvolvimento Humano, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a expectativa de vida no Município é de 77 anos, superior à média estadual (75,7 ano) e nacional (73,9 anos).

Essa longevidade, ao lado dos índices de educação e renda, colocam o município na 40º posição do Brasil com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e na 22º posição no Estado de São Paulo.

“A nossa vida é sistêmica e o curso me ajudou a perceber que uma área da nossa vida influencia diretamente em outras e com as atividades semanais do programa você observa a melhora continua nas atitudes do dia-a-dia em todas as áreas”, contou o treinador de Botucatu.

“O desfecho do PTCA para ele, resultou na elaboração de um Plano de Ação Individual e um planejamento detalhado para um design de carreira para os cinco anos subsequentes. Este programa proveu ao Mário um suporte de identificação de potencialidades individualizado, de acordo com os seus objetivos, peculiaridades, perfil comportamental, interesses e necessidades. Foram 22 horas de muitos desafios e descobertas”, falou Tulio.

A gestão Novo Atletismo Paulista tem oferecido uma gama de cursos e possibilidades para que atletas e profissionais da modalidade.
 
“Uma excelente oportunidade para atletas em transição, quanto para outros profissionais ligado ao atletismo. Quando vi a divulgação nas redes sociais, logo disse, quero isso e não pensei duas vezes para entrar em contato com a FPA onde fui muito bem atendido e encaminhado para as outras etapas do processo”, disse Mario Vasquez e concluiu. “Essa atual gestão mudou em relação ao atletismo e nos amantes dessa modalidade estamos acompanhando essas mudanças positivas principalmente com cursos nesse ano atípico 2020”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here