Transformando Vidas – FAE Osasco comenta desempenho dos atletas

299
Foto arquivo

Neste fim de semana (4 e 5 de setembro), a equipe FAE Osasco participou do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, a competição foi realizada no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista e contou com a participação de mais de 600 atletas e 132 equipes, de 22 Estados e do Distrito Federal. Com 16 pontos, a equipe de Osasco terminou a competição na 32ª colocação.

Um dos destaques da equipe na competição foi João Carlos dos Santos Junior, 5º colocado no Ranking Brasileiro Sub-23 dos 400 m com barreiras, o atleta conquistou a medalha de prata no Brasileiro da categoria, com tempo 51.64.

“Melhor atleta da equipe no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23 – João Carlos conquistou a medalha de prata nos 400 c/barreiras. Fez uma grande prova e dominou até a última barreira quando foi ultrapassado, é um jovem atleta e ainda tem chances de representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos sub-23. Hoje ele ocupa a 5ª colocação do Ranking Nacional, mas está muito próximo de melhorar essa marca, ele é treinado pelo Lucas Catanhede”, comentou o treinador da equipe David Alisson.

Com 18 anos, Jessica Braga fechou o Brasileiro Sub-23 na quinta colocação do lançamento do martelo, com 43,34 m – somando assim quatro pontos para equipe FAE Osasco na classificação por pontos. Em 2021, atleta tem como SB (45,23) e aparece na quinta colocação no Ranking Brasileiro Sub-20.

Perto de completar 21 anos (11/10/2000), Davi da Silva Martins fechou o Brasileiro Sub-23 na sexta colocação do lançamento do martelo, com 37,26 m. Além de atleta esse ano, Davi se formou em Educação Física e divide seu tempo entre treino e trabalho, formação essa que foi possível através da secretaria de esportes de Osasco através de bolsa de estudos.

“O estudo é muito importante associado a carreira esportiva, e ver nossos atletas se formando no ensino superior é gratificante. O Davi se formou este ano em Licenciatura em Educação Física e agora vai cursar o Bacharelado”, explicou o treinador do atleta, David Alisson.

Transformando Vidas

“Temos outros atletas que já passaram pela equipe (FAE Osasco), não conseguiram grandes resultados esportivos, mas hoje são educadores físicos, psicólogos, engenheiros, fisioterapeutas, pois, além de sermos uma equipe que visa o rendimento esportivo também visamos o desenvolvimento social dos nossos jovens e acreditamos na educação como ferramenta transformadora da vida desses jovens, tal qual o lema do atletismo Paulista “Transformando Vidas” essa é também a nossa meta”, contou o treinador.

Promessas da FAE Osasco

João Vitor da Silva Gomes 400 m e 400 m com barreiras

Foto: Matias Santana

No Brasileiro Sub-23, João Vitor competiu nos 400 metros (52.20) e 400 metros com barreiras (57,51) Sendo que, tem uma semana que competiu no Campeonato Brasileiro Sub-18 e ficou com a nona colocação na prova 400 com barreiras.

Em maio deste ano (28/05/2021), o atleta completou 17 anos e é uma das promessas da equipe FAE Osasco. No Ranking Brasileiro Sub-18 – O atleta é o 12º colocado nos 400 com barreiras, com 56.92 e a mesma marca o coloca na 16ª colocação no Ranking Brasileiro Sub-20.

Steny Gabriel – 100 m

Outra promessa da equipe é o jovem Steny Gabriel, aos 17 anos, o atleta é o 16º colocado dos 100 m, com 11.22. No Brasileiro Sub-23, fechou a participação na quarta colocação de sua série, com 11.26.

Nos 200 m, Steny Gabriel também fechou sua série na quarta colocação, com 23.11 e no Ranking Brasileiro Sub-18 dos 200 m, ocupa a 14ª posição, com 22.85.

Relação dos atletas no campeonato Brasileiro Sub-23

Davi da Silva Martins 6º colocado lançamento do martelo com a marca de 37.26

Steny Gabriel 4º colocado 4ª série eliminatórias do 100 metros com a marca de 11.26/ 4° colocado 6ª série semifinal dos 200 metros com a marca de 23.11

Fábio Jean 7° colocado 1ª série eliminatórias dos 100 metros com a marca de 11.80

Jessica Braga 5º colocada lançamento do martelo com a marca de 43.34

Maria Amelia 8° colocada lançamento do martelo com a marca de 40.19

Kauan de Souza 5° colocado 2ª série semifinal dos 400 metros com a marca de 55.09 PB

João Vitor da Silva Gomes 2º colocado 2ª série semifinal dos 400 metros com a marca de 52.20 PB / 12° colocado final dos 400 metros com barreiras com a marca de 57.51 PB

João Carlos dos Santos Júnior 2º colocado medalha de prata final dos 400 com barreiras com a marca de 51.64

Livia Pereira 10° prova do heptatlo com a marca de 3.605 pontos

Marcos Henrique 14º colocado prova do arremesso de peso com a marca de 11.59

Equipe masculina 32°
Equipe feminina 41°
Final por equipes 32°

A Força do Osasco

“Osasco vem aos poucos retornando com atletas fortes no cenário estadual e nacional, somos um grande celeiro de talentos, já revelamos atletas campeões nacionais, sul-americano e até mundiais, temos atletas que foram revelados aqui inclusive medalhista em Jogos Pan-Americanos, destaque para alguns atletas que já representaram Osasco Daysiellen Dias, Yago Martins, Bárbara Farias, Wesley Peixoto entre outros que figuraram entre os melhores do mundo.”

“Com apoio da Secretaria de Esportes de Osasco, temos o Bolsa Atleta que ajuda muito na preparação dos atletas, e temos suporte como: transporte para as competições, uniformes entre outras coisas, sem esse apoio não alcançaríamos tais resultados, sinto que estamos no caminho certo, temos atletas jovens, mas que já estão figurando entre os melhores do País, acredito que em breve teremos mais medalhas em competições nacionais e até internacionais é só questão de tempo”, concluiu.

FAE Osasco na Surdolimpíadas

Em maio de 2021, a Federação Paulista de Atletismo realizou na Pista de Atletismo da Praia Grande, litoral de São Paulo, o 5º Torneio Atletismo Paulista e na ocasião, o atleta Romailson Ribeiro (FAE Osasco) obteve índice para disputar a 24ª edição de Verão da Surdolimpíadas, evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf).

O Brasil será o primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão.

“Já temos o Romailson classificado para as Surdolimpíadas esse foi um grande momento, pois, estimulou a equipe a crescer e os atletas hoje seguem motivados em busca de grandes objetivos”, comemorou o treinador do atleta Davi Alisson. Veja a matéria completa

Próximas competições

18/09  – 9º Torneio Atletismo Paulista na cidade de São Bernardo
09 e 10/10 – Campeonato Paulista Sub-23

“Iremos em busca de melhorar os resultados individuais e assim termos uma boa qualificação dentro da competição. Também será a data limite para o ranking Pan-Americano Sub-23 e acreditamos que alguns atletas podem melhorar suas marcas e alcançar uma melhor posição no ranking alcançando assim sua qualificação”, explicou Alisson.

Agradecimentos

Agradecimento a Prefeitura Municipal de Osasco, Secretaria de Esportes de Osasco, secretário de esportes Rodolfo Cara e o vereador Carmonio Bastos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here