Trabalho de base forte: saiba como funciona a categoria em Pindamonhangaba  

347
Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba (ASPMP) - Foto: Rede Social ASPMP
Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba (ASPMP) - Foto: Rede Social ASPMP

Todos os anos a FPA (Federação Paulista de Atletismo) promove diversos campeonatos de base e a cidade de Pindamonhangaba sempre se destaca. 

A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba (ASPMP) vem fazendo um trabalho sério na modalidade e colhendo frutos no atletismo paulista e brasileiro. 

Com o Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 chegando, batemos um papo com o treinador Luiz Gustavo e com a treinadora Josi Silva para saber mais sobre a categoria de base do município. 

Divisão de categorias no atletismo de Pindamonhangaba 

Em conversa com a FPA, o treinador Luiz Gustavo Fonseca Consolino falou sobre o momento atual da categoria na cidade. “Estamos fazendo o trabalho de base em cinco polos da cidade, estamos com 250 crianças abaixo do Sub-16 e 57 atletas na equipe que recebem bolsas de fundo de apoio, bolsa auxílio, bolsa faculdade e tudo mais”. 

Com o passar dos anos e com a chegada de novos atletas algumas categorias acabam tendo mais atletas do que outras. “A maior parte da nossa equipe hoje é de Sub-23 e Adulto, um trabalho que investimos a mais tempo e eles foram subindo de categoria e como fizemos um trabalho de iniciação há alguns anos, estamos também com bastante atletas no Sub-16”, explica o professor. 

O treinador também revela que por conta dessas movimentações a cidade tem um grupo grande no Sub-16, no Sub-23 e no Adulto. “O Sub-18 e o Sub-20 estão com menos atletas, pois eles foram subindo de categoria”, destaca Luiz Gustavo. 

O investimento no Atletismo de Pindamonhangaba é fundamental para aumentar a oferta de escolinhas na cidade, conforme explica o técnico. “Anteriormente tínhamos menos professores trabalhando, mas hoje estamos com nove treinadores, conseguindo aumentar a oferta de escolinhas, mas antes não era possível”

Devido a essas movimentações na categoria de base uma lacuna foi criada. “Os professores foram acompanhando o desenvolvimento das faixas etárias e acabou ficando uma lacuna no Sub-18 e Sub-20 e por isso vamos para o Campeonato Paulista Sub-20 com três atletas”, pontua Luiz Gustavo

Mesmo com uma equipe enxuta, o professor Gustavo está confiante nos atletas e em bons resultados. “Marcos Miguel no Lançamento do Martelo que foi medalhista no Sub-18 em 2022 e fará seu primeiro ano no Sub-20, temos também o João Vitor Pereira de Melo que é Sub-20 e foi finalista no Troféu São Paulo 2023 nos 100m rasos e o Vinicius Souza da Silva que corre 800m e 1.500m e foi vice campeão brasileiro Sub-18 ano passado e também fará seu primeiro ano no Sub-20”

João Vitor Pereira de Melo - 100m e 200m
João Vitor Pereira de Melo – Foto: Acervo pessoal professor Gustavo

Trabalhos como este realizado na cidade de Pindamonhangaba demonstram a importância do investimento no atletismo de base para o fomento da categoria e o surgimento de novos talentos. 

Para reforçar ainda mais essa importância a FPA também falou com a professora Josi Silva que explicou como funcionam as escolinhas do município. 

“Nossa cidade oferece a prática da modalidade de Atletismo em todos os níveis, tendo ênfase nas escolinhas e categorias de base (categorias sub 12/14/16 e 18) que garantem o renovar da equipe ano após ano, não exclusivamente focados na formação esportiva, mas na formação global dos alunos, direcionamos nos aspectos sociais, físicos, mentais e morais, ocupando de forma saudável o tempo ocioso, minimizando assim sua exposição no convívio com práticas nocivas ou marginalidade”, destaca a treinadora. 

Marcos Miguel Oliveira Eufrasio - martelo e disco
Marcos Miguel Oliveira Eufrasio – Martelo e Disco – Foto: Acervo pessoal professor Gustavo

A professora reforçou pontos importantes ligados ao esporte para jovens e adultos. 

“O esporte ensina valores fundamentais na vida humana, como: respeito, educação, cordialidade, disciplina, cortesia e liderança. Um dos fatores principais que o esporte ensina a crianças e adolescentes é como liderar, o trabalho em equipe é parte fundamental de qualquer atividade esportiva, pois nesses ambientes eles debatem, acertam o que é melhor para equipe, entendem as diferentes visões de mundo. Nem todos sairão atletas, mas com certeza todos serão seres humanos melhores”, conclui Josi Silva.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o trabalho de base desenvolvido na cidade de Pindamonhangaba? Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário! 

Não deixe de ler também – Destaque do Salto em Altura e treinador exaltam atletismo de Marília.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here