Trá-cá-trá! Atlética UNIFESP assina filiação junto à Federação Paulista de Atletismo

300

A Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto (AAAPB) é um dos maiores órgãos representativos dos alunos da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) e neste mês de outubro a Atlética assinou o Termo de Filiação junto à Federação Paulista de Atletismo, essa aproximação com atletas universitários é um dos pilares da atual gestão, Novo Atletismo Paulista.

Fundada em 1939 pelos alunos da Escola Paulista de Medicina, a AAAPB conta hoje com 304 atletas inscritos e desses, 45 (cerca de) são do atletismo. Como inspiração, a diretoria da Atlética cita o ex-atleta olímpico e Doutor Gerson de Andrade Souza, ex-aluno da UNIFESP.

Em março de 2020, o Doutor Gerson de Andrade participou do Podcast Atletismo PaulistaOuça

“A equipe de atletismo da Escola Paulista de Medicina tem como objetivo alcançar um novo patamar de competitividade. Acreditamos que a aproximação dos esportes profissional e universitário tenha muito a acrescentar a ambos. No caso do atletismo, nos orgulhamos do nosso histórico de descoberta e lapidação de talentos, em que figura, por exemplo, Gerson de Andrade Souza, ex-atleta olímpico nos 400 m”, disse a diretoria de modalidade da Atlética.

“Essa filiação será uma ótima oportunidade para que possamos elevar nossos horizontes e perpetuar esse tipo de destaque que temos desempenhado, sobretudo, no ambiente universitário, uma vez que poderemos nos aproximar da cultura dos atletas e participar de competições de alto nível”, completou.

“Isso permitirá que nossa equipe possa treinar com foco nas metas pré estabelecidas, além disso, permite que tenhamos o local de treinamento para realização dos treinos com uma pista de atletismo que possa oferecer estrutura completa para provas de corridas, saltos, arremessos e lançamentos”.

Apenas o atletismo é filiado. A busca pela filiação foi considerando a maior possibilidade de participação em competições e disponibilidade de espaço de treino.

O atletismo é conhecido por ser o esporte base, que envolve as habilidades naturais do ser humano, correr, saltar e lançar. Mas não é muito difundido nas escolas no Brasil.

“Apesar de toda a tradição e história do atletismo, percebemos que é um esporte ainda muito pouco difundido entre as pessoas, é muito raro encontrar alguém que já treine atletismo previamente ou que já tenha tido um contato mais íntimo com a modalidade propriamente dita. Isso gera uma dificuldade no que diz respeito ao desenvolvimento do nosso atleta, leva um pouco mais de tempo para o aprendizado das técnicas e ganho de força. Acreditamos que o incentivo ao esporte universitário pode contribuir para a maior popularização do atletismo”, explicou a diretoria de modalidade.

Além do networking entre atletas/universitários com atletas de alto rendimento, a filiação possibilita as validações das marcas. Para diretoria da AAAPB, esse fato é uma ótima oportunidade de crescimento.

“Acreditamos se tratar de uma ótima oportunidade de crescimento dentro do atletismo e isso é muito valioso para todos os atletas. Histórias como a do Dr, Gerson de Andrade, atleta olímpico da prova de 400m e membro da equipe de atletismo da Escola podem se tornar além de apenas inspiração, podem se tornar verdadeiros exemplos já que essa é uma possibilidade que passa a existir com a oficialização dos resultados. Essa possibilidade de troca de experiência é muito importante e serve como inspiração para nossos atletas.”, disse.

Universitários em competições da FPA

A FPA é a maior Federação do País*, e sempre com nível altíssimo em suas competições, atletas de todo Brasil procuram as competições estaduais paulistas para obterem uma excelente performance nos seus resultados

Portanto, no atletismo universitário isso não é muito diferente: esta oportunidade que a FPA está agregando para estes atletas vem somando de forma positiva na preparação para nossa temporada, de modo abrangente os atletas ganham mais ritmo competitivo com objetivo de melhorarem seus resultados e desempenhos.

Nesta direção, as competições da FPA têm uma enorme importância no planejamento desses atletas para a temporada, pois os treinadores conseguem avaliar os resultados obtidos, com intuito de prepará-los para as principais competições de cada Atlética.

Podemos também ressaltar o quão importante e motivacional é para os atletas universitários estarem competindo nas mesmas competições que os melhores atletas do País da modalidade.

*Vale lembrar que a Federação Paulista de Atletismo é consideração a maior Federação da América do Sul

Novos talentos

Os treinos são abertos à participação de todos, não existe nenhum tipo de seleção. Além disso, contamos com alguns ex-alunos que participam ativamente dos treinos e ajudam a chamar ainda mais alunos ainda da graduação para a modalidade.

O intuito é atrair mais pessoas para a modalidade a cada ano com a chegada dos calouros e mesmo entre os que já estão nos anos finais da graduação. Estamos sempre em busca de novos talentos e pessoas interessadas em se esforçar pela equipe.

Filiação pode ajudar na chega de novos atletas/universitários

O número de praticantes de atletismo na AAAPB diminuiu nos últimos anos, comparando às equipes grandes do passado. Esse fator pode influenciar na forma como os atletas encaram o treino, pois a competitividade, no caso de disputa por vagas, agrega muito na formação do atleta e, quanto menos atletas, menor será a disputa.

Entretanto, essa redução no tamanho da equipe que vem sendo observada é compensada com o engajamento e participação dos membros atuais, sempre presentes nos treinos e procurando melhorar suas marcas a cada dia.

Esperamos que a filiação possa aumentar o número de graduandos que se interessam pelo atletismo e fazer com que tenhamos uma maior procura por essa modalidade apaixonante.

Intermed

Nossa principal competição é a Intermed, que envolve além do Atletismo, outras 21 modalildades esportivas, isso agrega alunos de toda a graduação e muitos ex-alunos também. Toda a organização da competição e alojamentos é feita pela diretoria da atlética em conjunto com os diretores de modalidade a fim de promover um evento esportivo de alto nível para o público universitário.

Pandemia x treino

Com a suspensão das aulas e fechamento da AAAPB devido à pandemia, muitos alunos voltaram para suas cidades e ficamos todos afastados, mas seguimos treinando em casa, graças ao trabalho dos técnicos, nos reunindo por vídeo-chamadas, afastando os móveis da sala e adaptando o material de treino.

Cabos de vassoura viraram barra, sacos de arroz e garrafas d’água se tornaram halteres. Acordar cedo no sábado deixou de ser problema, desde que para estar, mesmo que virtualmente, reunido com a equipe do atletismo.

A suspensão e cancelamento das competições da temporada de 2020 doeram no peito, mas seguimos nos motivando, mantendo a cabeça erguida, com o foco no que está por vir nessa nova etapa com ainda mais oportunidades.

Para finalizar, a diretoria de modalidade citou algumas das principais competições universitárias que fazem parte do calendário da AAAPB.

Intermed: competição com 22 modalidades que envolve as faculdades de medicina mais tradicionais do estado.

TUNA: O Torneio Universitário de Atletismo é uma competição bastante importante para nós, pois ocorre, geralmente, em 4 etapas ao longo do ano e nós, da AAA Pereira Barreto, junto com a AAA Politécnica (Escola Politécnica da USP) e a AAA Oswaldo Cruz (Faculdade de Medicina da USP), fazemos parte da comissão organizadora do evento.

FUPE: é uma competição que também participamos a fim de treinar cada vez mais a vivência do dia de competição para estarmos preparados para nossa competição principal.

FPA: Acreditamos que as competições da FPA se tornarão cada vez mais importantes para nós, pois, com a filiação teremos ainda mais oportunidade de participar lado a lado de atletas de alto rendimento. As oportunidades de participar das competições da FPA que tivemos ao longo desse ano foram muito enriquecedoras para toda a equipe.

Relação de títulos

14 títulos de Intermed (1967, 1969, 1970, 1974, 1977, 1982, 1996, 1997, 2002, 2005, 2006, 2007, 2008, 2014).

Atletismo AAAPB 1º lugar geral 2014 (Masculino e Feminino campeões)

Atletismo AAAPB Feminino campeão 2013

Rotina de Treinos da AAAPB

– Locais de treinamento: Estádio Ícaro de Castro Melo

– Rotina: treinos coletivos na pista 3x por semana + musculação todos os dias (seg-sáb)

– Quem são os treinadores: Vanilso Aparecido da Rocha Silva, Jackson César da Silva, Crystiane Tereza Barroso, Vagner Juliano Príncipe

– Vanis: fundo, arremessos e lançamentos

– Wagner Príncipe (Sal): salto em altura

– Jackson: velocidade

– Crys: salto em distância

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here