Tóquio 2020: Atletas com índices estão garantidos para edição em 2021

1124
Foto: O atleta do E.C Pinheiros, Paulo André conquistou o índice nos 100m rasos Foto crédito: Wagner Carmo/CBAt)

Os próximos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 serão disputados entre 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Enquanto os Jogos Paralímpicos tem início marcado para 24 de agosto e o encerramento a 5 de setembro.

Após o anúncio do adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e a divulgação da nova data, o Comitê Olímpico Internacional (COI), informou que todos os atletas atualmente qualificados estão com as vagas garantidas para a Olimpíada em 2021.

Para o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, emitiu uma carta para a comunidade do atletismo. Em um trecho, Coe explica que as vagas conquistadas estão garantidas e fala em clareza e justiça para os atletas que ainda estão em busca dessa vaga.

“Isso representa aproximadamente 50% dos lugares. O importante agora é que desenvolvamos um processo claro e justo para os demais atletas se classificarem, já que muitos eventos foram adiados. Trabalharemos com nossa Comissão de Atletas, nosso Conselho e o COI para fazer isso”, escreveu Coe.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley Teixeira até o momento, os 178 atletas estão garantidos na próxima edição dos Jogos.

“Sim, as 178 vagas olímpicas conquistadas para Tóquio 2020 pelo Time Brasil até o momento estão garantidas, segundo o COI. Isso se aplica também aos atletas que já foram confirmados pelas Confederações Brasileiras Olímpicas como os representantes de suas modalidades em determinadas provas”, garantiu Teixeira.

A diretora técnica da Federação Paulista de Atletismo, Luciana Alves explica que está aguardando as informações da World Athletics , ex-IAAF sobre os critérios de qualificação.

“A única certeza que temos até agora, é de que os atletas que já conseguiram atingir os índices estipulados serão mantidos. A  World Athletics  (WA) ainda não soltou nenhuma nota sobre os critérios de qualificação para Tóquio em 2021. Assim que tiver algo eles irão avisar a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que repassará todas as federações estaduais quais serão os critérios e informações”, finalizou.

Saiba mais!

Veja a nota sobre a nova data dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Na matéria, o Diretor-Executivo da Federação Paulista de Atletismo, Rogério Bispo opina sobre o adiamento da competição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here