Temporada 2021 promete

187

Olimpíada de Tóquio, Mundial de Revezamentos e muito mais. Confira um resumo do que vem por aí na temporada 2021

A Federação Paulista de Atletismo divulgou o calendário oficial de 2021 e a primeira largada será dada em março com o Torneio FPA Adulto. Entretanto, a temporada promete ser agitada. Devido a pandemia causada pelo COVID-19, muitas competições foram reagendadas para essa temporada.

Jogos Olímpicos 2021

Chegamos ao ano de 2021 e o maior evento, sem dúvida, é os Jogos Olímpicos de Tóquio, que estão marcados para serem realizados de 23 de julho a 8 de agosto no Japão. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach disse que a Olimpíada será “a luz no fim do túnel” para a humanidade. E disse que Tóquio é a cidade olímpica “mais bem preparada de todos os tempos”.

O COI, os organizadores e o governo japonês discutem várias regras que deverão ser seguidas para viabilizar a realização dos Jogos. Os Comitês Nacionais, como o COB, têm recebido recomendações para a viagem até Tóquio.

Entre elas, está a sugestão de que os países que planejam fazer a aclimatação no Japão, como é o caso do Brasil, fiquem dentro das bases de treinamento e não cheguem direto para a Vila Olímpica. Sugerem ainda que equipes, atletas e comissões técnicas fiquem o mínimo de tempo após o término de suas competições, no máximo 48 horas, para sair na Vila.

Mundial de Revezamentos

A primeira grande competição do ano da World Athletics será o Campeonato Mundial de Revezamentos, marcado para os dias 1 e 2 de maio, na região da Silesia, Polônia.

O Brasil participará do evento em provas ainda a serem definidas. O revezamento 4×100 m masculino deverá defender o título de campeão mundial, conquistado em maio de 2019, em Yokohama, Japão. A equipe formada por Rodrigo Nascimento, Jorge Vides, Derick Souza e Paulo André Camilo de Oliveira fez história ao vencer a final do Mundial, com o tempo de 38.05, superando adversários fortíssimos como Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Mundial Sub-20

Outra competição adiada para 2021 foi o Campeonato Mundial Sub-20, marcado para Nairóbi, Quênia, no período de 17 a 22 de agosto, na sequência dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O evento reunirá atletas até 19 anos e a corrida pelos índices está aberta.

O Brasil tinha seis atletas qualificados para o Mundial em março de 2020, quando as competições foram interrompidas. Do grupo, apenas a mato-grossense Lissandra Maysa Campos, do Instituto Vicente Lenilson (MT), terá idade para competir em Nairóbi. Lucas Conceição Villar (SESI), Eduardo Ribeiro Moreira (EC Pinheiros), Caio Teixeira (Centro Olímpico), Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba) e Nerisnelia dos Santos Souza completam 20 anos em 2021.

Pan-Americano Sub-20

Outra competição sub-20 será disputada de 16 a 18 de julho de 2021 em Santiago, Chile: o Campeonato Pan-Americano da categoria, uma ótima oportunidade para a obtenção dos índices para o Mundial do Quênia.

Jogos Desportivos Pan-Americanos Júnior

De 14 a 18 de setembro, está prevista ainda a 1ª edição dos Jogos Desportivos Pan-Americanos Júnior, reunindo atletas até 23 anos, em Cáli, Colômbia. A delegação brasileira será formada pelo Comitê Olímpico do Brasil, com decisões técnicas das Confederações Nacionais das modalidades participantes. Para essa competição são esperados 41 países e um total de 3500 atletas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here