Treinador Marcelo Diacardia fala sobre o crescimento da equipe de Botucatu no Atletismo

302
Marcelo Diarcadia com os atletas Paulo Ricardo Ramal e Lucas Henrique de Oliveira
Marcelo Diarcadia com os atletas Paulo Ricardo Ramal e Lucas Henrique de Oliveira

Em Botucatu, Marcelo Diarcadia Mariano Cezar é o coordenador do Projeto de Atletismo e faz bonito em seu trabalho com a equipe universitária da Unesp e com os atletas da equipe Incas (Instituto Suman).

Marcelo também é o treinador direto de Paulo Ricardo Ramal e Lucas Henrique Bernardo de Oliveira, ambos velocistas. Em entrevista exclusiva a Federação Paulista de Atletismo, Diacardia detalhou como o Atletismo tem se destacado no esporte de Botucatu.

“Nós temos um projeto desde de 2017 e nossa equipe de base tem crescido bastante. O projeto tem a parceria com a Prefeitura de Botucatu, o Instituto Suman e com a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e isso tem dado oportunidade para a participação em várias etapas de categorias de base”, contou.

Equipe de Atletismo da Unesp
Equipe de Atletismo da Unesp Botucatu

A equipe conduzida por Marcelo esteve presente no último Campeonato Paulista de Atletismo Adulto, e apesar de desfalcada, pois alguns contraíram Covid-19, conseguiram manter o ritmo nas provas. 

“Fomos para o Campeonato com um atleta para os 10.000 m, um para os 100 m e 200 m rasos e dois atletas que começaram no projeto e hoje treinam no Centro de Excelência Esportiva em São Bernardo do Campo e possuem vínculo com a nossa equipe”, disse o técnico.

Segundo o treinador, a jornada de preparação para o 98º Campeonato Paulista teve envolvimento com várias outras competições. Ele conta que a maior dificuldade foi por conta da pandemia, com o controle e o rigor em relação às medidas sanitárias, sem saber se a equipe podia ou não usar a pista ou os lugares públicos. “Nós respeitamos muito a pandemia e acabamos ficando um tempo sem o treinamento adequado, o que acabou prejudicando bastante nossa equipe”, relembra.

Treinador Marcelo Diacardia e o atleta Paulo Ramal
Treinador Marcelo Diacardia e o atleta Paulo Ramal

Filiação à FPA e crescimento

Uma das válvulas para a equipe de Botucatu crescer foi a filiação da equipe à Federação Paulista de Atletismo há três anos. “Nos vinculamos à FPA (Federação Paulista de Atletismo) em 2019, e fizemos uma etapa dos Jogos Regionais. Inclusive o Joel veio aqui conversar com o prefeito para fecharmos a parceria para filiação e tivemos resultados incríveis, pois tínhamos uma equipe muito forte naquele momento”, pontuou Marcelo Diacardia.

O técnico relembra também que logo após a filiação e toda a preparação subsequente ” infelizmente veio a pandemia”. Para ele, a filiação foi muito positiva, pois houve um enorme crescimento no processo de fomentação das categorias de base.

Neste processo, ao mesmo tempo, a equipe adulta precisou se reestabelecer para que, em 2022 pudesse reassumir as competições com um ritmo maior. “Este ano é muito importante para nós e 2023 será o ano da retomada da equipe adulta com grandes resultados para o nosso projeto”, almejou o treinador.

Treinador Marcelo Diacardia
Treinador Marcelo Diacardia

A partir de agora, a temporada dos atletas de Botucatu continua no mesmo ritmo e intensidade nos treinamentos, visando o melhor tempo da vida nesse ano ainda. “Isso será importante para conquistarmos índices para 2023, além de colocar o nosso atleta Paulo Ramal no top 20 dos 100m e top 15 nos 200m do Brasil. Esses são nossos principais objetivos para essa temporada”, detalhou Marcelo Diacardia.

Sobre os demais projetos para o ano que vem, Marcelo cita os jovens atletas com muito otimismo. “No projeto temos alguns outros objetivos principalmente para as categorias de base, visando a conquista de títulos paulistas nas categorias: sub-14 e sub-16. Temos uma equipe crescente para o sub-20, mas sabemos que as equipes menores são as que estão com o maior volume de atletas no momento”, finaliza o técnico.

Paulo Ricardo Ramal
Paulo Ricardo Ramal, treinado por Marcelo Diacardia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here