Sucesso total! Copa Futuro e Brincando de Atletismo cumprem seu papel com excelência

641
Foto: Tiago Bueno

Dois grandes eventos da FPA (Federação Paulista de Atletismo) em parceria com a ARA Leste exaltaram com muito sucesso a modalidade Atletismo no final do mês de abril: a 3ª Copa Futuro Sub 14/16/18 e o Brincando de Atletismo. A competição realizada no dia 30 de abril recebeu mais de 1.000 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 07 a 17 anos, ambos os gêneros.

As atividades foram realizadas Pista da Atletismo CEAR – Swiss Park Campinas e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, na pessoa do prefeito Dario Saadi e do Secretário de Esportes, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.

Com a finalidade de disponibilizar aos atletas filiados à FPA oportunidades para obtenção de índices de participação para as competições internacionais de 2022, a Copa Futuro foi marcada pela emoção dos participantes. Afinal, foi praticamente um retorno – em grande estilo! – às pistas após dois anos de reclusão por conta da pandemia.

“Foi emocionante ver a pista cheia de atletas, treinadores e pais, após estes dois anos de restrições”, ressaltou a velocista Thaíssa Presti, atual diretora técnica da Federação Paulista de Atletismo.

Foto: Tiago Bueno

Com a realização do Brincando de Atletismo no mesmo local, os participantes, incluindo ex-atletas da região, puderam oferecer às crianças uma proximidade maior com a modalidade. “Eu que iniciei na cidade de Valinhos, já disputei etapas do Circuito Regional da ARA/LESTE, comemoro e muito esta parceria que fomenta o atletismo do estado de São Paulo”, pontua Thaíssa.

O Brincando de Atletismo é um evento organizado pela FPA para que crianças com até 11 anos possam experimentar o atletismo de maneira divertida. Preservando a essência das provas, o projeto habitua os pequenos ao formato oficial de competições.

Correr, passar por obstáculos, lançar/arremessar objetos e saltar estão entre as atividades apresentadas aos “atletas mirins” do Brincando de Atletismo. Desse modo, a FPA caminha para valorizar e reconhecer ainda mais o importante trabalho dos professores e treinadores que trabalham com a iniciação esportiva.

“Foi com enorme alegria que o IVCL e a ORCAMPI receberam os eventos Brincando de Atletismo e Copa Futuro da FPA, junto a uma etapa do Circuito ARA Leste, no último sábado, 30, aqui em nossa pista em Campinas”, exaltou o icônico treinador de atletismo Ricardo D’Angelo.

Segundo D’Angelo, tais eventos apresentam características de “festival” e com isso abrangem diversos públicos, sobretudo as categorias de base, algo necessário para democratizar o Atletismo. 

“O evento foi um sucesso, com mais de 1000 crianças vivenciando o atletismo. Foi uma satisfação enorme presenciar a pista repleta de crianças e jovens experimentando nossa modalidade. Parabéns a FPA por implantar em seu programa de competições eventos como esse, com o olhar no futuro e em nossas crianças”, finalizou o treinador.

Mais que um dia de competição!

Não é só de competição que vive o Atletismo, enquanto algumas crianças competiam, outras puderam aproveitar alguns brinquedos que foram disponibilizados para as crianças pudessem também brincar.

 

 

A cada competição, o Atletismo Paulista vem mostrando sua força e a certeza que com o apoio dos municípios é possível seguir Transformando Vidas e o Atletismo é esse agente de transformação.

 

Participaram do evento:

Campinas, Jundiaí, Paulínia, São João da Boa Vista, Valinhos, Indaiatuba, Cerquilho, Salto, Cabreúva, Botucatu, Barueri, Osasco, São Paulo, Araçatuba, Sumaré, Taubaté, Tupã, Santa Rita do Passa Quatro, Americana, São Bernardo do Campo, Praia Grande, Piracicaba, Cerquilho, Santos, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Cajati, Itapira e Limeira.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here