Sidnei Avelino dos Santos: Carreira e projetos de Atletismo em Ribeirão Preto

114
Sidnei Avelino dos Santos (Ribeirão Preto) no Campeonato Paulista Loterias Caixa Sub-18 em São Paulo - Foto - Tomer Kotler - FPA
Sidnei Avelino dos Santos no Campeonato Paulista Loterias Caixa Sub-18 em São Paulo - Foto - Tomer Kotler - FPA

Sidnei Avelino dos Santos, ex-atleta e Presidente da Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto e coordenador do projeto Atletismo e Cidadania também na cidade, é uma das lideranças do atletismo no interior paulista e tem um projeto muito importante com mais de 200 crianças.

“O projeto ‘Atletismo e Cidadania’ é realizado pela Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto tem como objetivo contribuir na formação do cidadão usando o atletismo como ferramenta de transformação, independente de resultado esportivo, do ponto de vista de rendimento, nós temos interesse no desenvolvimento social, educacional, de cidadania e saúde da criança, do adolescente e do adulto”, destaca Sidnei.

“Nós trabalhamos em Ribeirão Preto com vários núcleos espalhados na cidade de iniciação esportiva, nos quais trabalhamos com jovens de até 17 anos. E temos o núcleo principal na Cava do Bosque, também em Ribeirão Preto, associado à Secretaria Municipal de Esportes,  visando o rendimento esportivo dos atletas. Aqueles jovens que pensam ou se identificam em desenvolver o atletismo de competição a gente leva para a Cava do Bosque e desenvolve o trabalho de formação esportiva pensando no rendimento”, pontua o ex-atleta.

O projeto ainda conta com uma parceria com a Secretaria da Educação para desenvolver o atletismo em escolas do município: “Temos também alguns núcleos não centrais ligados à Secretaria Municipal da Educação, nos quais desenvolvemos um trabalho em conjunto com professores de Educação Física, que é contratado pela Secretaria para fomentar o atletismo em Ribeirão Preto”.

Sidnei explica que o projeto contempla escolas em que professores de Educação Físicas têm interesse em desenvolver o atletismo nas escolas. “O projeto idealizado lá atrás é pegar várias escolas nesse modelo e o profissional indicado é bancado pela associação junto com o profissional de educação física que gosta do atletismo. Esse é o meu trabalho, a escola que tem professores que gostam de atletismo eu vou atrás e criamos essa experiência. Eu falo isso por experiência adquirida, pois em algumas escolas os professores boicotaram o atletismo. Então aprendi que devo ir em escolas onde vou conseguir fomentar o atletismo”.

Satisfação em ver o projeto dando certo

Sidnei revela que o objetivo principal é a formação de pessoas, transformando a vida delas através do atletismo e isso dá força para continuar com os projetos: “Meu objetivo principal é contribuir para o processo de formação do cidadão, eu vou trabalhando em cima das necessidades e quando surge uma eu penso: quais os recursos internos e externos eu tenho para satisfazer estas necessidades? E a partir daí, quando você tem uma necessidade sanada, você tem satisfação e a medida que você vai conquistando resultados, cria-se uma força que te dá energia e carga para você dar o próximo passo”.

O presidente da Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto aproveitou para falar sobre necessidades internas e externas e a importância do investimento público e privado. Confira no áudio abaixo.

Sistema de Cotas de contribuição para Associação de Ribeirão Preto

Sidnei também falou sobre um sistema de cotas de contribuição para Associação dos Amigos de Ribeirão Preto, gerando recursos para fomentar o esporte no município. Confira o áudio abaixo.

Importância do Campeonato Paulista Sub-18 para os atletas e equipe de Ribeirão Preto

Para chegar até o estadual é preciso estar em um bom nível técnico. “Para vir para o Campeonato Estadual você precisa estar em um nível um pouco mais elevado. No Sub-18 trouxemos pessoas que estão em um bom nível e que passaram por um filtro em Ribeirão Preto. Eles vieram para cá por mérito e por resultado. É como eu falei ontem na reunião com todos, para estar aqui é preciso agregar valores positivos e isso serve para ajudar na auto estima dos atletas. Nós pensamos em nível municipal, regional, estadual e nacional para buscar sempre resultados e tentar melhorar, pois todos têm capacidade”, destaca Sidnei.

O ex-atleta também revela que o campeonato estadual é um incentivo para os atletas pensarem em competições cada vez maiores. “Nós temos muitas necessidades e podemos achar alguns caminhos. Eu tenho certeza, mesmo com recursos sempre vai faltar alguma coisa, mas sempre vamos dar a possibilidade e estarmos aqui no Campeonato Paulista é um trampolim para o atleta pensar: ‘se cheguei no estadual, posso estar no nacional e se cheguei no nacional, posso chegar no internacional'”, finaliza Sidnei.

Vida no Atletismo

Sidnei Avelino tem uma trajetória vitoriosa no atletismo dentro e fora das pistas. Sua vida no esporte começou cedo, logo aos 10 anos de idade, a partir daí acumulou títulos estaduais, nacionais e internacionais, confira a história do ex-atleta contada por ele no áudio abaixo.

 

Vida de Fisioterapeuta

Atrelado à vida no esporte, Sidnei cursou fisioterapia e hoje também realiza um trabalho onde integra os conhecimentos técnicos como atleta e fisioterapeuta. “Meus amigos, familiares e treinadores sempre me disseram que a vida como atleta passa, estuda e tenha uma formação. Então, em 1981 eu venho para o Guarulhos por conta dos bons treinadores, atletas e era uma possibilidade para minha evolução. E também pensava em entrar na USP e fui aprovado em 1982. Sou fisioterapeuta formado e trabalho em Ribeirão Preto na minha clínica que íntegro com o treinamento esportivo dentro da equipe e por isso também atuo como orientador técnico uma vez por semana integrando a fisioterapia, com treinamento esportivo e fisioterapia preventiva”, conclui.

ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS – RUMO AO CENTENÁRIO 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here