O Programa São Paulo Olímpico foi anunciado pelo governador, Tarcísio de Freitas, visando a descoberta de novos talentos nas escolas estaduais.
Para se ter uma ideia, serão investidos R$ 150 milhões no programa, além da capacitação de 600 professores de educação física.
Dez cidades vão fazer parte do projeto, são elas:
- Araçatuba,
- Birigui,
- Campinas,
- José Bonifácio,
- Limeira,
- Lins,
- Novo Horizonte,
- Piracicaba,
- Santa Bárbara d’Oeste,
- São José do Rio Preto.
Para começar as atividades seis modalidades serão aplicadas: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da ligação entre o esporte e a educação.
“A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos temos espalhados pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa e que vão inspirar outros jovens”, destaca o político.
O São Paulo Olímpico será dividido em três etapas, veja abaixo:
- Fase 1º – Iniciação esportiva para alunos do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental;
- Fase 2º – Os destaques serão encaminhados para Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano;
- Fase 3º – Posteriormente os destaques serão levados para o treinamento de alto desempenho.
Para a secretária de Esportes, Cel Helena Reis, o objetivo é a formação de atletas olímpicos.
“O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, pontua a coronel.
Representando a FPA na cerimônia de lançamento, Edgar Pereira, Diretor de Relações Institucionais, destacou a importância do programa.
“Foi um dia muito especial para o Esporte de Base no Estado de São Paulo e do Brasil. Foi lançado pelo Governador Tarcísio de Freitas e a Secretária de Esportes de São Paulo, Cel Helena, o Projeto São Paulo Olímpico, com a presença de vários ex-atletas do Brasil: André Domingos, Mauro Galvão, Danielle Zangrando, Rodrigão, Hugo Hoyama e outros. Além de prefeitos, vereadores, deputados, o presidente da FPA Joel de Oliveira e outros representantes, o qual muitos jovens das escolas municipais e estaduais, serão beneficiados nesse projeto”, comemora o gestor.
Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS