Um dos principais nomes do atletismo nacional, Orlane Santos foi atleta do heptatlo, mas foi no salto em altura que escreveu seu nome na história do atletismo. Ainda em 2021, Orlane mantém o recorde brasileiro no salto em altura, com a marca de 1,92 m. Marca essa registrada em 1989.
Presente no 97º Campeonato Paulista de Atletismo, a ex-atleta e hoje arquiteta Orlane Santos falou da grandiosidade da competição, comparando o Estadual com Meeting Internacional.
“Estou impressionada porque depois de tanto tempo longe das pistas por conta de tudo que vivemos, a pista está linda, os atletas estão competindo felizes. Acabei de comentar com o Rogério (Bispo – primeiro vice-presidente da FPA), o Paulista está parecendo Meeting Internacional, e isso é muito bom, só prova que estamos conseguindo retomar e a motivar as pessoas a voltarem para o esporte e fazer com que nosso atletismo só cresça”, disse Orlane.
Entre as principais competições, Orlane Santos disputou em três Campeonatos Mundiais de Atletismo (Roma 1987, Tóquio 1991 e Stuttgart 1993), em três edições dos Jogos Pan-americanos (Caracas 1983, Indianápolis 1987 e Havana 1991).
No Campeonato Sul-Americano, Orlane Santos coleciona vitórias (1983, 1987, 1989, 1991, 1993 e 1995) no salto em altura. Destaque desde cedo, foi recordista sul-americana no salto em altura e no heptatlo juvenil.
Eu amo minhas provas, eu fazia heptatlo e depois passei fazer só salto em altura, então todas às vezes que estou assistindo uma prova de salto em altura minha perna esquerda sobe, porque é automático, a menina vai correndo minha perna vai junto – como se diz – sobe o joelho… sobe o joelho. Então é uma sensação de como se eu ainda estivesse competindo, é sempre saudoso.
Durante entrevista ao vivo na transmissão do Campeonato Paulista conduzida por Rodrigo Dário, Orlane relembrou a participação no Mundial de Atletismo em Pista Coberta em Sevilla, Espanha, em 1992, onde conseguiu a sua melhor colocação em mundiais, sendo uma das finalistas do campeonato.
“Nesta competição, não havia perspectiva nenhuma da própria equipe que eu pudesse ir para final e eu fui e não eram apenas oito atletas eram 12 atletas finalistas e terminei na oitava colocação. Esse Mundial foi um divisor de água na minha carreira”, contou Orlane.
Recordes de Orlane Santos
No Sub-16 com a marca de 1,84m.
No Sub-18 com a marca de 1,85m em 1983 na Cidade do México
No Sub-20 com a marca de 1,86m em 1984 em Nassau (Bahamas)
No Sub-23 com a marca de 1,90m em 1987 em São Paulo. (Maior marca alcançada no Brasil)
Em 11 de agosto de 1989 passou a ser detentora do recorde brasileiro mais antigo do atletismo feminino, atingido quando na prova do salto em altura, alcançou a marca de 1,92m – (Bogotá/Colômbia).
Acompanhe a entrevista na íntegra