Quatro maneiras de cuidar melhor de seus pés e membros inferiores

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Foto: Ketut Subiyant

Quando eu era um atleta de elite e lutava contra a fascite plantar, lembro-me de meu treinador de força dizendo que a maioria das lesões na corrida são nos pés e nos membros inferiores. Isso me pareceu muito plausível – seus pés são as únicas partes do corpo que tocam o solo durante a corrida e, portanto, eles, junto com a parte inferior das pernas, suportam uma carga pesada. O impacto de cada passo, junto com os ajustes para compensar qualquer desequilíbrio na parte superior do corpo, significa que seus pés e membros inferiores se esforçam muito durante a corrida.

Problemas no tendão de Aquiles, dores nas canelas, fraturas por estresse … junto com a temida fascite plantar, lesões nos pés e nos membros inferiores vêm em muitos disfarces. Então, o que nós, corredores, podemos fazer sobre isso?

Felizmente, a resposta é suficiente! Tive meu quinhão desses tipos de lesões ao longo dos anos, então construí uma grande ‘caixa de ferramentas’ de medidas preventivas e maneiras de gerenciá-las. Escrevi sobre prevenção de lesões de forma mais geral algumas semanas atrás e, além dessas dicas, aqui estão meus principais conselhos para manter os pés saudáveis.

1. Mantenha os pés fortes e bem condicionados

Rotinas de exercícios regulares para os pés, por exemplo, 10 minutos três vezes por semana, irão mantê-los em boas condições de funcionamento. O ideal é fazer exercícios descalços ou com meias, e realmente tentar trabalhar todos os pequenos músculos dos pés. Os exemplos incluem amassar uma toalha ou pegar pequenos objetos com os dedos dos pés, andar na ponta dos pés, sobre os calcanhares e de lado, trabalhar os pés lado a lado usando faixas de resistência, ficar em uma perna com os olhos fechados, panturrilha levantada, caminhar com pernas retas, etc.

2. Cuidados com os pés

Maneiras simples de cuidar dos pés ajudam a impedir o desenvolvimento de problemas. Por exemplo, aquecê-los antes do treino se você estiver com os pés frios, manter as unhas dos pés curtas, rolar uma bola de golfe para massagear e alongar os arcos, usar meias de compressão para a recuperação, usar uma tala noturna para esticar tudo durante a noite.

3. As causas podem estar em outro lugar

Lesões nos pés e membros inferiores podem ser causadas em outro lugar, por exemplo, por glúteos disfuncionais. É tentador tratar o local de uma lesão, mas mantenha a mente aberta para o que pode estar causando isso, especialmente se a lesão for persistente ou voltar repetidamente.

4. Calçado bem ajustado

Os tênis de corrida são talvez a peça mais importante do kit que você vai comprar, então reserve um tempo para encontrar um par adequado para você. Fique atento ao trocar de calçado, principalmente se mudar para um modelo bem diferente do que está acostumado. Mas os sapatos de uso diário também podem causar lesões, por exemplo, sandálias de verão muito rasas podem contribuir para a fascite plantar ou tendinite de Aquiles.

Nossos pés trabalham duro e nos servem bem por toda a vida. Mas frequentemente os negligenciamos e não lhes damos o amor e o cuidado que merecem. Um pequeno investimento de tempo e energia para mantê-los em boa forma e mantê-lo funcionando, vale a pena.

Fonte: Site Oficial Wolrd Athletics
Por: Mara Yamauchi para o atletismo mundial

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