Programa Incubadora FPA recebe equipe IPEFE, de Piracicaba

489

Com o objetivo de participar do Projeto Incubadora FPA, o fundador e Diretor Presidente do Instituto de Educação Física e Esporte (IPEFE), de Piracicaba, Rodrigo Weber, visitou a sede da Federação Paulista de Atletismo e foi recebido pelo presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira.

“O programa Incubadora FPA é uma iniciativa inovadora dentro do cenário de Federações Esportivas no país. A maioria dos “clubes” de iniciação são geridos, em sua maioria, por profissionais de Educação Física, e muitos em suas formações não tiveram oportunidade de acumular conhecimentos nas áreas de gestão e promoção, o que acarreta dificuldades na gestão, manutenção e até mesmo ampliação dos trabalhos. O programa Incubadora FPA visa dotar estas instituições com conhecimentos e experiências possibilitaram que as mesmas tenham sustentabilidade e até crescimento”, explicou Weber e completou.

Belona – Uma das mascotes do IPEFE

“O IPEFE vê com grande importância a participação na Incubadora FPA, principalmente no que tange ao auxílio nas questões contábeis e de prestação de contas”.

Além de aderir ao programa da Federação Paulista de Atletismo, Incubadora FPA, o IPEFE faz parte também do Centro de Formação de Atletismo (CFA), do Sistema Nacional de Treinamento (SNT), programa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Com o trabalho interrompido por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a direção do Instituto de Educação Física e Esporte (IPEFE), acredita e alimenta a esperança que o ano de 2021 seja marcado pela retomada.

“Nossa experiência em Piracicaba atendeu, previamente à pandemia, cerca de 120 crianças em três núcleos (iniciação) e cerca de 10 adolescentes até 16 anos (formação). Infelizmente, com a pandemia, todo o trabalho foi interrompido. E neste novo ano, a esperança de retomada, após o início da vacinação, é enorme”, contou o Weber.

A Federação Paulista de Atletismo vem realizando um trabalho de aproximação aos seus filiados e essa relação é vista com bons olhos.

“Pessoalmente, acompanhei e apoiei todo o processo de retomada da FPA por quem é do Atletismo. Foi um processo difícil e demorado, mas exitoso. Hoje vejo a esperança nos olhos de diversos amigos treinadores. No entendimento que iremos tornar o Atletismo Grande no Estado. Excetuando este ano atípico, a FPA trouxe de volta inúmeros clubes, o que demonstra que todos nós, da Família Atletismo, confiamos em dias melhores”, disse o Rodrigo Weber.

Expectativa para 2021
O ano de 2021 marca definitivamente o início das atividades esportivas do IPEFE. Com o Know-how de seus integrantes, visamos buscar viabilidade financeira em parcerias junto a iniciativa privada e entes públicos neste ano.

O IPEFE hoje tem atividade de iniciação, realizada voluntariamente por seus membros, em diferentes cidades com os seguintes treinadores: Rodrigo Weber e Sônia Soledade (Piracicaba), Osmar Ferreira (Cerquilho) e Robson Alves (Descalvado).

Treinador de Atletismo desde 2004, Rodrigo Weber se formou em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e desde então vem se capacitando com especialização pelo COB, COI e Mestrado pela UNESP. Em 2019, assumiu a presidência do IPEFE.

“Sim, assumi a presidência em 2019 após realizarmos as regularizações que a entidade precisava para se tornar elegível as diferentes leis de incentivo, Esporte e Cultura, e a convênios com entes públicos. Dê lá pra cá, já aprovamos 3 projetos Esportivos e um Cultural (Música) para captar recursos através do Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas. Todos os projetos estão em fase de captação”, finalizou Weber.

Programa Incubadora

O Programa Incubadora FPA tem como objetivo oportunizar troca de informações, diálogos, debates, acompanhamento técnico, e estímulo à criação e desenvolvimento de entidades de prática desportiva voltadas ao atletismo federativo.

Atualmente a Federação Paulista de Atletismo conta com 49 entidades federadas ativas, em 13 das 15 regiões administrativas do Estado. Saiba Mais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here