Primeiro Festival Virtual FPA de Arremesso de Peso

851
Arte: Tojan Experience

Após quatro meses sem eventos esportivos, por conta da paralisação causada pelo novo coronavírus, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com os treinadores de Atletismo do Estado de São Paulo promove o 1º Festival Virtual FPA de Arremesso de Peso. O evento será realizado no dia 16 de agosto, a partir das 10h e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da FPA, no Youtube (Atletismo Paulista).

Nos últimos quatro meses foram realizadas uma série de reuniões de forma remota utilizando algumas plataformas, inclusive no uso integrado de duas ou mais redes de transmissões simultaneamente. Neste evento teste participarão atletas inscritos nas categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20, com idades entre 13 à 19 anos.

“O mais diferente de tudo que vivemos é justamente a possibilidade, não apenas de fazermos uma competição com transmissão ao vivo, mas também que os atletas permaneçam em seus locais de treinamentos neste “novo normal”. Pode ser numa praça, no clube, no quintal de casa, no sítio, desde que seja um espaço seguro e que permita condições similares ou as mesmas daquelas previstas nas regras”, explicou o treinador Carlos Barbosa (Carlão).

Como vai funcionar

Todos os representantes das equipes receberão o link de participação (Via plataforma Zoom) e com o celular deve se conectar. No momento do arremesso de seus atletas, a câmera e o áudio precisam estar abertos, para que o administrador do evento faça a devida apresentação a todos, como se fosse um árbitro da prova.

Arremessa atleta X
Prepara atleta Y

Após arremesso, o resultado será narrado pelo administrador do evento, que ficará a cargo do treinador Rodrigo Dario, que neste período de distanciamento dos últimos meses vem dando um show nas Transmissões de palestras da CBAt e ADAB. Além de abrilhantar com entrevistas e comentários ao vivo via Facebook nas competições da FPA, CBAt e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

“Neste momento, muito mais que resultados, queremos resgatar a autoestima das crianças e adolescentes, queremos enaltecer o trabalho de cada treinador e agradecê-los por se manterem firmes na missão em transformar sonhos em realidade, e mesmo que se estes atletas não se tornarem expressões de alto rendimento no atletismo, serão cidadãos de bem, responsáveis e sabedores de suas obrigações”, falou o treinador Carlão.

Homenagem

“Aproveito para agradecer o Presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, por acreditar nesta proposta, mais do que ninguém, ele está radiante e esperançoso que este será o evento de abertura às competições oficiais, por isso também é nosso homenageado e dará o “pontapé oficial”, realizando o primeiro arremesso do evento, logo após o pronunciamento de abertura do 1° Festival Virtual FPA de Arremesso de Peso. Assim tivéssemos mais Joel e diretores tão responsáveis como os da FPA. Estamos muito felizes e gratos por podermos vivenciar este marco do Atletismo, num modelo com particularidades jamais realizado em qualquer parte do planeta. É a FPA inovando”, concluiu Carlão.

Tendência

Esperamos que este evento seja o primeiro de muitos, não por causa dos impedimentos deste momento, mas por acreditarmos que esta configuração de competição virtual é muito menos complexa na logística, nos gastos com deslocamentos, estadia e alimentação, bastando que árbitros oficiais próximo à cada equipe, em cidades dos mais diferentes pontos do Estado de São Paulo, Brasil e porque não dizer, de outros países possam participar de um evento que tem tudo para homologar seus resultados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here