Home PODCASTS

PODCASTS

Olhar Técnico: Victor Fernandes

Pós-graduado em treinamento desportivo, Victor é treinador de provas de velocidade e barreiras. Ele atua no COPT (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa) e NAR-SP (Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo).

Dentre os atletas treinador por Victor, destacamos dois: Vitor Hugo Mourão, medalha de prata no Panamericano de 2013 e duas vezes campeão nacional; e Rodrigo Pereira do Nascimento, campeão Panamericano no revezamento 4x100m, campeão Sulamericano nos 100m e campeão no Mundial de Revezamento 2019 no revezamento 4x100m, além de outros.

Victor fala sobre o distanciamento social atual, o adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020 e estratégias de motivação. Confira!

Fora das Pistas: Bianca Papaleo

Bianca está no 6º ano da Faculdade de Medicina e Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A estudante é um dos destaques na pista de atletismo competindo pela Associação Atlética Acadêmica Manuel de Abreu.

Na edição 2019 da Intermed, Bianca foi campeã da prova no Salto em Distância, segundo lugar na prova dos 400m rasos, terceira lugar 100m rasos e o terceiro lugar no revezamento 4x100m junto com as companheiras Luísa, Giovana e Rebeca.

Na competição da Vmax, Bianca detém o record universitário na prova dos 200m rasos, com o tempo de 29"91.

Confira a entrevista e descubra quais os planos de Bianca!

De olho na rua: Lu Dias

A corrida de rua é uma das mais antigas e importantes modalidades do atletismo. Hoje em dia, é muito popular no mundo e praticada por muitas pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida.

Lu Dias conta sobre a ideia de montar a assessoria, como a assessoria lida tanto com as pessoas em busca de qualidade de vida quanto a pessoas e atletas em busca de performance, além de abordar qual foi a orientação dada aos seus atletas em relação ao cancelamento de provas com base nos comunicados da OMS e o impacto destes cancelamentos.

São abordados assuntos como a identificação dos corredores de rua com o atletismo, corrida como estilo de vida, a importância da orientação adequada de profissionais de educação física, consultoria on-line e muito mais!

Olhar Técnico: Nélio Alfano Moura

Nélio fala sobre sua carreira e o cenário atual para os Jogos de Tóquio 2020.

Nélio foi técnico de diversas seleções nacionais desde 1990. Tem como destaque a participação de atletas em 5 edições dos Jogos Olímpicos, 5 Jogos Pan-americanos e 18 Campeonatos Mundiais.

Nélio, além de treinador de saltos horizontais do Esporte Clube Pinheiros, é coordenador do Centro de Excelência Esportiva da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e consultor de saltos horizontais da Chinese Athletics Association.

Desde os Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, Nélio classificou pelo menos um atleta em cada edição dos Jogos, e nos Jogos de Pequim 2008 obteve duas medalhas de ouro com Maurren Maggi e Irving Saladino no Salto em distância.

Olhar Técnico: Gerson de Andrade Souza

Gerson fala sobre marcas, dopping, Corona virus e Tóquio 2020.

Gerson de Andrade Souza nasceu em 02 de janeiro de 1959, sua história começou a ser escrita como a maioria dos brasileiros. Negro, pobre e morador da periferia da zona leste de São Paulo.

Ainda menino sonhava em ser médico e hoje é referência em medicina ortopedista, se formou pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Gerson participou de duas Olimpíadas (Los Angeles 1984 e Seul 1988).

Fora das Pistas: Augusto Dutra

Augusto Dutra fala sobre sua carreira no atletismo e sobre seu hobby fora das pistas: fotografia.

Augusto já bateu 4 vezes o recorde brasileiro e sulamericano no salto com vara: 2 vezes o recorde indoor e 2 vezes o recorde outdoor.

Já participou de várias edições do Campeonato Mundial de Atletismo, recentemente (2019) foi vice-campeão dos Jogos Panamericanos em Lima, Peru e Campeão Sulamericano também em Lima, Peru.

Participou dos Jogos Rio2016 e tem índice para participação nos Jogos Tokio2020.

Skip to content