O Lançamento do Disco vive um dos principais momentos da história da modalidade no Brasil, no Torneio Atletismo Paulista, realizado na Praia Grande, o atleta Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA), venceu a prova, com 61,88 m e comemorou o fato de ter ultrapassado a marca dos 60 m.
“Finalmente consegui quebrar a barreira dos 60 metros, muito contente com esse PB e confiante para as próximas competições pois sei que tem muito mais por vir. Só tenho que agradecer a Deus e também gostaria a todos que estiveram do meu lado e de alguma forma me incentivaram para que tudo isso fosse possível. Vamos além”, postou Wellinton.
O atleta do Instituto Elisangela Maria Adriano (IEMA), é treinado por João Paulo, confiante, o treinador acredita que pelo menos três atletas podem lançar acima dos 63 m, ainda este ano.
“O Lançamento do Disco está passando por um momento muito bom. Tanto no masculino, como no feminino. No masculino temos três atletas jovens com idade até os 25 anos com lançamentos acima dos 60m, que sempre foi uma barreira para os lançadores”, disse o treinador e seguiu.
“Igualmente no feminino também temos 3 atletas acima dos 60m, sendo que 2 delas já classificadas para os Jogos de Tóquio, Andressa Oliveira (EC Pinheiros) e Fernanda Borges (AABLU)”.
Em março, Izabela da Silva (IEMA-São Caetano), participou do Grand Prix Sul-Americano e conquistou uma medalha de ouro e um de prata, com 54,22 m e na segunda etapa ficou com a medalha de prata, com 55,91 m.

“A outra atleta Izabela hoje se encontra na 33a. posição do ranking, onde as 32 tem vaga para participar dos Jogos. Podemos ter 3 atletas na prova do Lançamento do Disco em Tóquio, isso nunca aconteceu em nenhuma prova de lançamentos antes”, explicou o treinador.
Para finalizar, o treinador João Paulo citou a expectativa em ver ao menos três atletas lançando acima dos 63 m.
“No masculino, os recentes resultados do Alan e Wellinton, e os 60m de 2020 do Douglas, são resultados expressivos para nossa área. Creio que estes três atletas tem potencial para lançar acima de 63 m este ano ainda”, concluiu.
Nascido em Santo André, Alan Christian de Falchi (ADC São Bernardo-SP) bateu o recorde brasileiro sub-23 do lançamento do disco ao vencer com a marca de 61,93 m o Campeonato Universitário Norte-Americano Divisão B, na pista do South Plains College, na cidade de Lleveland, no Texas.

Foto: Wagner Carmo
Essa é a segunda melhor marca da história do disco brasileiro e a nona da América do Sul. O recorde nacional anterior do sub-23 era de Douglas Junior dos Reis, com 59,80 m, desde 23 de março de 2017. O recorde brasileiro absoluto é de Ronald Julião, com 65,55 m, desde 2013.
Alan Cristian, treinado no Brasil por Rodrigo Dario, passou pela primeira vez a barreira dos 60 metros. Ele estuda na Highland Community College, no Kansas.
Alan, líder do ranking brasileiro sub-20 do disco de 2019, com 59,30 m, mudou-se para os Estados Unidos para conciliar o esporte e a faculdade. Aos 21 anos, ele lembra que deixou a boa estrutura do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, para ganhar experiência.
“Meus objetivos nos Estados Unidos são melhorar minha performance e estudar”, explicou.
Conversamos com o treinador Rodrigo Dario que nos contou um pouco da história do atleta Alan de Falchi
O Alan conheceu o atletismo bem cedo e foi descoberto em um competição escolar pelo treinador Valdemar Etsuo que o treinou na iniciação fazendo um excelente trabalho de base nas provas combinadas.
Ainda na categoria sub-16 começou a fazer resultados expressivos nas provas de arremesso e lançamento e por período de tempo treinou com a treinadora Monica Gregório que começou q fazer um trabalho mais especializado na prova do lançamento do disco.
Conheci o Alan no final de 2016, quando então assumi a área de lançamentos da equipe do IEMA em São Caetano. Não demorou muito para ver que o Alan seria um grande expoente na sua prova.
Em 2017 ele já comentava comigo a sua vontade de estudar no exterior e desde então sempre o incentivei a treinar e paralelamente estudar para que um dia ele pudesse conseguir essa tão sonhada oportunidade de estudar nos Estados Unidos.
Durante todos esses anos que trabalhamos junto, o Alan foi como um filho pra mim, pois além dos treinamentos na pista, as conversas, discussões e principalmente os laços de amizade sempre foram uma das melhores coisas que aconteciam, após, durante e depois dos treinos e competições.
Em 2019 fomos para nossa primeira seleção juntos, o Pan Americano de Sub-20, disputado em San Jose na Costa Rica, onde ele foi finalista. Neste mesmo ano ele foi Campeão Brasileiro e também medalhista de prata na prova do Lançamento do Disco no Sul Americano da Categoria.
Foi nesse ano também que infelizmente ele foi diagnosticado com um enorme desgaste na cartilagem do joelhos o que acarretou uma grande perda no seu rendimento. Ele foi desacreditado por médicos, treinadores e até mesmo por alguns atletas por sequer conseguir fazer um exercício de meio agachamento.
Mesmo assim ainda conseguiu ser 4 colocado no Troféu Brasil daquele ano e recebeu um convite para estudar nos Estados Unidos.
No início de 2020 embarcou ruma a Barton, cidade do estado de Maryland onde infelizmente não pode competir e teve seus treinamentos imensamente prejudicados por conta da COVID.
Nesse período a Universidade que havia concedido a Bolsa para ele insanamente disse que não poderia mais oferta a bolsa e nesse momento foi difícil pois ele teve que trabalhar para se sustentar e ficou um período sem poder treinar.
Finalmente em 2021 com o retorno das competições e graças a uma treinadora que acreditou no seu potencial ele ganhou uma bolsa de estudos e conseguiu novamente voltar a fazer bons resultados.
Planejamento
O Alan retorna para o Brasil este mês para disputar o Sul Americano no Equador e também fica até a disputa do Troféu Brasil, depois retorna para os Estados Unidos onde decidirá em qual universidade concluirá seu curso acadêmico. Já recebeu propostas de diversas universidades.
Você sabia?
Os três primeiros colocados no Ranking Brasileiro da CBAt, são filiados ao Atletismo Paulista e duas dessas marcas foram obtidas no 5º Torneio Atletismo Paulista, realizado na Praia Grande.
1 – Alan Christian de Falchi (ADC São Bernardo) – 61,93 m (Levelland/USA)
2 – Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA) – 61,88 m (Praia Grande/SP)
3 – Douglas Junior dos Reis (IEMA) – 57,69 m (Praia Grande/SP)
*Última atualização 16/05/2021