Nota de Pesar – Sra. Benedicta Souza Oliveira

304

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) comunica com muito pesar o falecimento da Sra. Benedicta Souza Oliveira, tia do nosso amigo professor Rogerio. Benedicta faleceu às 22h do dia 14/09/2020. O velório será as 13h, na Beneficência Portuguesa de Santos e o sepultamento está marcado para às 15h, no Cemitério do Paquetá, em Santos.

A Federação Paulista de Atletismo informa Luto de 03 dias da FPA, por conta da perda de uma das pioneiras do Atletismo Paulista.

Benedicta Souza Oliveira

Nascida em Jundiaí/SP, mudou-se para Santos ainda jovem onde teve sua iniciação esportiva praticando voleibol de praia. Representou Santos nos Jogos Abertos do Interior de 1945, em Campinas, nas seleções de vôlei e Atletismo.

Convidada para defender clubes da capital paulista, projetou-se como velocista consagrando-se como campeã paulista, brasileira e sul-americana nos 100m rasos. O auge de seu desempenho como atleta foi a sua participação na Olimpíada de Londres em 1948.

Formada pela Faculdade de Educação Física de São Paulo, foi a primeira mulher brasileira a tornar-se treinadora de atletismo e representar o Brasil em competições internacionais. Parou de competir em 1956, iniciando uma carreira vitoriosa como técnica das equipes femininas de São Paulo e do Brasil, em campeonatos nacionais, Jogos Pan-americanos e Olímpicos, de 1971 a 1983.

Atuou como treinadora do Clube Esperia, em São Paulo, por 29 anos, onde granjeou grande respeito e admiração pelo seu trabalho e dedicação na formação de novos atletas.

Em 1960, formou-se em Comunicação, com especialidade em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação de Santos – FACOS, atual UNISANTOS. O nome de Benedicta Souza Oliveira tornou-se sinônimo do pioneirismo da mulher no Atletismo brasileiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here