A Meia Maratona Asics Golden Run do Rio de Janeiro foi vencida pelo atleta Fábio Jesus Correia do São Paulo/Kiatleta com o tempo de 1:02:56. Com o resultado, o atleta conquistou vaga no Mundial de Corridas de Rua, que acontece em outubro em Riga, na Letônia.
Vale destacar que Fábio Jesus já havia vencido a Asics Golden Run em São Paulo, mas a prova dos 10km.
Fundador do projeto São Paulo/Kiatleta exalta o momento de Fábio Jesus
Antônio Carlos, também conhecido como Toninho, fundador e coordenador do São Paulo/Kiatleta, revelou que Fábio estava preparado para conquistar a marca. “Fábio está em grande fase e decidimos colocar ele na meia maratona sabendo que faria um ótimo tempo. A previsão do técnico Elvis era para 1:03:00, por isso não ficamos surpresos com o tempo, mas ficamos felizes em alcançar o objetivo planejado com 1:02:56”, comemora.
O trabalho desenvolvido pelo SPFC/Kiatleta vem se destacando nas competições e, para Toninho, mais talentos vão surgir. “Sabemos que Fábio pode ir além, mas não queremos queimar etapas. O técnico Elvis vem fazendo um ótimo trabalho não só com ele, como com outros que logo vão se destacar nas provas”.
“Não cobramos resultados dos atletas, deixamos acontecer naturalmente e o Fábio com toda estrutura construída ao seu redor pelo SPFC/Kiatleta corre feliz e solto. Agora vamos focar no Troféu Brasil onde o Fábio vai correr os 5.000m e os 10.000m, prova essa que vai pegar fogo, pois é onde estarão grandes atletas”, destaca Toninho.

Treinador Elvis fala sobre o fenômeno Fábio Jesus
Treinador de Fábio de Jesus, Elvis de Santana explica como foram montados os treinos e a preparação de modo geral.
“Sobre o resultado dele realmente é muito bom, pois o coloca em segundo no ranking sul-americano de meia maratona e primeiro do brasileiro na distância”, ressalta.
“Na verdade conversei com ele duas semanas antes do evento a respeito da prova, me baseando na nota oficial de convocação para o Mundial de Rua que será disputado na Letônia. Baseado nos treinos que fizemos, eu tinha certeza que ele correria abaixo de 1h03min30seg o que o deixaria entre os quatro primeiros, com direito à vaga no Mundial”, declara Elvis.
Importante lembrar que Fábio havia conquistado vaga no Mundial de Cross, mas não pode disputar por conta de trâmites burocráticos, abalando o atleta. Por conta disso, junto do corredor, Elvis levantou a hipótese de tentar uma vaga no Mundial de Rua.
“Eu conversei com ele, pois a não ida dele para o Mundial de Cross, onde teve a vaga conquistada ganhando o sul-americano de Cross afetou demais ele. Eu quero que ele tenha uma vivência em uma prova desse patamar e nível, pois irá nos ajudar até para preparação da São Silvestre e provas futuras”, afirma o treinador, confiante.
Elvis pontua que Fábio Jesus ainda não está migrando para provas com distâncias maiores. “Temos muito o que explorar e correr nos 10.000m e 5.000m. Inclusive, ainda esse ano, muitas coisas prometem nessas distâncias. Sacrificamos os 5000m do Troféu Brasil para ir em busca dessa vaga no Mundial de Rua e graças a Deus deu certo”, comemora.
O treinador também revela que Fábio treina há quatro anos e por isso ele não está pronto para embarcar em provas desse estilo. “Não é o momento fisiologicamente para migrar para provas mais longas”. No entanto, ele diz que “seria um crime contra ele não permitir ao menos tentar ir a esse Mundial na Letônia, pois tinha 99.99% de certeza que daria certo e ele acreditou e foi lá e fez”, conta.
O último estímulo de preparação para os 10.000m, segundo Elvis, será os 5.000m no Troféu Brasil, que acontece domingo (8), em Cuiabá. “Creio que muitas coisas ainda estão por vir e não estamos acelerando nenhum processo, respeitando os limites e cargas de treino. Fábio é um atleta que realmente tem muito a oferecer”, finaliza.
Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS – RUMO AO CENTENÁRIO