Meditação para ajudar na performance do (a) atleta

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Foto crédito: Thais Oliveira

Meditar parece uma coisa impossível para quem nunca fez ou para quem é muito agitado. Quem nunca ficou com birra de participar de uma aula de meditação porque achava que jamais iria atingir o “nirvana” desejado?

Pois a atleta de alta performance Fernanda Surian afirma: “não tem nirvana, mas tem uma calma e uma assertividade que podem vir com o tempo, quando você encontra a melhor meditação para o seu jeito de ser”.

Veja os principais pontos

Consciência da respiração

A consciência da respiração nos traz pro presente e nos traz saúde. Oxigenar corretamente o corpo faz uma diferença imensa pros treinos, por exemplo.

Concentração

A Concentração, obviamente, é a glória da necessidade de foco no mundo moderno, onde somos assombrados por milhares de distrações e informações o tempo todo.

Auto-observação

Essa sim, foi, pra mim, a grande sacada da meditação. Com a auto-observação, ganhei a capacidade de prestar atenção em modelos mentais e ideias que nem imaginava que estavam ali.

Me ajudou a ser assertiva, ficar em paz quando as coisas fogem ao “controle”, tomar decisões de forma mais calma, colocar prioridades. A me organizar internamente para entender o que eu queria fazer, o que tinha mais a ver comigo naquele momento e o que eu realmente queria fazer.

Não desista antes de tentar. E não se deixe contaminar pelas informações que são difundidas sobre a meditação. Pesquise e comece. Tem um universo inteiro esperando para ser observado dentro de você.

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