Marcos Macedo: ‘Quando o dardo está planando, me sinto livre’

396
Foto: Arquivo pessoal

Aos 54 anos, Marcos Macedo é um nome importante na categoria Master. Morador de Ribeirão Preto, o atleta é campeão Paulista, Brasileiro e Sul-Americano de lançamento de dardo. Além de atleta, Marcos Macedo é formado em Administração de Empresa, pós graduado em vendas e mestrado em Marketing pela ESPM, com extensão em Ohio.

Mas, a história com o atletismo começou logo cedo e de maneira inusitada. Como em boa parte das escolas, os principais esportes oferecidos às crianças são handebol, basquete, vôlei e futebol. Com Marcos Macedo não foi diferente.

“Eu comecei no Atletismo muito cedo. Aos 12 anos, eu jogava handebol na escola e foi muito engraçado, eu fiz um lançamento, a bola pegou na trave, voltou e fiz um gol contra. Isso chamou a atenção do professor que viu que eu tinha um braço veloz e iniciamos os treinamentos na parte de lançamento de dardo”, explicou Macedo.

Hoje no Master, Macedo explica a mudança que tem realizar para manter o ritmo de competividade.

“A minha preparação no Master é bem diferente da categoria adulta. Com 54 anos, natural perder um pouco de velocidade, então é preciso transformar velocidade em potência. Então, tanto os treinos de força eles são realizados com maior repetição na maior carga possível e aumenta essa força e no período de competição meu foco é mais direcionado para parte técnica”, disse o atleta.

EU PRATICO ATLETISMO PELA QUALIDADE DE VIDA QUE ELE ME PROPORCIONA, MESMO SENDO MASTER

Orgulho

Meu momento mais marcante no atletismo foi poder ver meu filho competindo pela primeira vez e subindo em um pódio. Outro momento que me marcou bastante foi ter ido para final do Mundial na Austrália em 2016 e acabei na quinta colocação.

O esporte é minha vida… é oxigênio. Me dá força física e concentração. Se todos trocassem vícios como cigarro e bebida pelo esporte, teríamos uma sociedade muito melhor.

Principais Títulos

Campeão do 1º Troféu Brasil realizado no Sogipa, na prova de lançamento de dardo. Em seguida foram diversos títulos paulistas e brasileiros. Entretanto, o principal foi ter sido campeão Sul-Americano e Ibero-Americano e novo recordista com a marca de 48,33 m, a competição foi realizada em Lima-Peru, em 2019.

Preparação e Adesão ao esporte

Atualmente, Marcos Macedo faz sua preparação na USP de Ribeirão Preto e no SESI de Limeira e apesar do bom número de praticante, o atleta acredita que a adesão é baixa.

“Muitos praticam esse esporte, mas se levar em consideração o tamanho das regiões dessas cidades, temos muita gente praticando, mas ainda é bem pouco”, resumiu.

Para finalizar, Marcos Macedo conta que está se preparando para o Mundial da categoria e agradece seus apoiadores.

Gostou? Marcos Macedo em breve estará no Podcast Atletismo Paulista.

Conheça a página da Federação Paulista de Atletismo (FPA) de Podcast

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here