Maratona de Berlim: Good Running Assessoria comenta a experiência

405

A Maratona de Berlim acontece neste domingo 26/09. O associado ATC-SP Rodrigo Contó Ferreira, treinador da Good Running Assessoria Esportiva e seu aluno Luiz Fabregat relatam suas impressões sobre a prova.

Fala aí Rodrigo! 👇🏼

A Maratona de Berlim é uma corrida disputada anualmente nas ruas de Berlim por milhares de corredores, normalmente no mês de setembro, aberta a atletas em geral, profissionais ou amadores, o que lhe dá a designação de corrida de massas.

Criada em 1974, sua primeira edição foi disputada por apenas 286 atletas, com um percurso quase integralmente dentro da floresta de Grunewald, uma área em volta de Berlim Ocidental.

Hoje, depois de ganhar as ruas da cidade e do fim da divisão de Berlim, ela é uma maratona muito rápida e de alto nível atlético, por ser disputada sob condições climáticas adequadas e num percurso plano, sem grandes elevações.

Seus altos prêmios em dinheiro atraem anualmente alguns dos melhores maratonistas do mundo de ambos os sexos.

Os principais nomes para este ano são:
• Hiwot Gebrekidan (ETH) favorita no Feminino
• Kenenisa Bekele (ETH) e Guye Adola (ETH), favoritos no masculino

A prova, sob a visão do Luiz, atleta amador. 👇🏼

O que falar da maratona de Berlim.

Como todo corredor que começa a fazer provas, a maratona com o passar do tempo começa a virar uma meta. Ou até possível meta.

Depois de várias conversas com seu técnico, treinos e mais treinos, Kms rodados. Você pensa por que não? Acho que posso fazer essa ‘doidera’ que é uma maratona.

E digo para vocês depois de algumas. Hoje sei o quanto você deve treinar e respeitar o volume e KM. Depois de que você se arrisca a desafiar. Vem a segunda parte. Onde? Eu tive uma boa desculpa. Entrei no sorteio de uma inscrição para Berlim.

Pensei:
– A mais rápida das maratonas;
– Cidade que não conhecia e adoraria aproveitar o tempo para turismo;
– Temperatura agradável;
– E vai que eu não ganho o sorteio. Fica a boa desculpa. Não fui por que não deu o sorteio; – E a melhor desculpa ainda é . “ agora tenho que ir, sorteio confirmado!”
– Depois dos treinos, planejamento de viagem e tudo mais veio a realidade;
– Se posso, já vou dar aqui minhas dicas. Amei tanto a prova que já fui dois anos!!
– Chegue cedo na cidade . Por quarta-feira.

Pra mim o fuso faz diferença. Além disso a Feira é Maravilhosa!! Vale a pena cada espaço e assim você pode visita-la nos dias antes. Quinta ou sexta-feira.

Aproveite a cidade e fique perto da largada
Não gaste tempo antes da prova com visitas. A cidade é maravilhosa, ficar batendo perna mesmo detonadas, vale mais nos dias pós prova.

Roupa de largada
Leve uma roupa para jogar fora. A largada é bem cedo e fria. Em um parque maravilhoso. Vale a pena ficar de moleton, para jogar próximo da largada. Há vários bolsões de largada.

Curta e curta muito
Cada Km de uma maratona é único. E nessa prova você vê a historia passando por você. Cada bairro tem sua tradição e história diferente. Você claramente percebe o lado russo, francês, americano.. Dos toldos das casas aos tijolinhos na rua.

Leve uma companhia
As duas vezes que fui, levei a família. Que não correram, mas eles se divertiram tanto quanto eu. Minha esposa na primeira vez e meu pai e irmão na segunda. A cidade é só maratona. Tudo é só a maratona. Algo especial para quem for correr e para quem vai assistir.

E para terminar, já estive em outras maiores. Chicago por exemplo. Mas Berlim foi e é sempre especial. Organizada da largada em um gigantesco parque (Chicago também foi), a todos os pontos históricos na rua. Mas, para mim foi o contato com a miscigenação de culturas. Experiência única de poder fazer o seu esporte em uma cidade que te abraçou tanto.

Durante o final de semana, além da sua maratona. Você poderá ver corrida de patins no mesmo percurso. E algo que me emocionou muito uma corrida de crianças. Sim crianças de 5 a 15 anos tomam as ruas e correm 5 a 10k nos dias anteriores a prova.

Ver a cultura do esporte começando tão cedo e algo que tornou ela mais especial das maratonas que fiz até hoje.

Mas teremos sempre a próxima para ver como serão as outras, NY, Tóquio, Boston e outras mais que possamos planejar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here