Em um percurso que contou com uma volta de aproximadamente 21km e outra de aproximadamente 10km (que foi percorrida duas vezes), 106 atletas largaram para percorrer os 42.195 metros da Maratona Olímpica que culminou com vitória de Kipchoge.
Por conta do calor, a prova que encerra o calendário do atletismo na Olimpíada, aconteceu em Sapporo (inicialmente seria em Tóquio mas foi mudada por causa do calor) e começou com 27ºC e 77% de umidade relativa do ar.
O time brasileiro contava com Daniel Chaves (tempo/índice 2h11m10s), Paulo Roberto de Almeida Paula (tempo/índice 2h10m08s) e Daniel Ferreira do Nascimento (tempo/índice 2h09m04s).
Cotados inicialmente para podium, largaram os Etíopes Desisa, Kitata e Legese, os Quenianos Cherono, Kipchumba, Kipruto e Kipchoge. os japonês Osako e kitata além do americano Galen Rupp entre outros.
Mas o que se viu foi o domínio do “veterano” recordista mundial e agora bicampeão olímpico, Kipchoge.
Na passagem da meia maratona (com 1:05:13) com o sul africano Stephen Mokoka na ponta, 11 atletas já haviam abandonado a prova – entre eles Daniel Chaves.
Até o km 25, o brasileiro Daniel do Nascimento se mantinha entre os primeiros com uma tática arrojada porém teve um mal súbito próximo ao km 25 e abandonou a prova logo depois.
Danielzinho que aliás protagonizou uma das cenas mais legais com Kipchoge em um “tamo junto”, no km 18 (foto).
A partir do km 30, Kipchoge começou a impor um melhor ritmo e abriu do pelotão que vinha atrás, com 4 atletas, e que lutavam pelas outras duas medalhas já que o ouro – na teoria – já tinha dono.
Nos metros finais, o holandês Nageeye e o belga Abdi aceleraram juntos e ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Nosso experiente Paulo Roberto de Paula terminou a prova com 2h26min08 na 69ª posição!
Resultado final dos 5 primeiros atletas:
- 2:08:38 – Kipchoge (KEN)
- 2:09:58 – Nageeye (NED)
- 2:10:00 – Abdi (BEL)
- 2:10:02 – Cherono (KEN)
- 2:10:16 – LAMDASSEM (ESP)
Por Douglas de Melo – Diretor Técnico da Assessoria Esportiva Top Notch Training (SP), Membro do Conselho Permanente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers e Membro da Comissão Técnica de Ultramaratona CBAt 2019/2021.