Junho Verde – Mês de Conscientização da Escoliose

107

O mês de junho é considerado, o mês mundial de Conscientização da Escoliose, onde as pessoas as redor do mundo se mobilizam para falar sobre essa doença, que apesar de pouco conhecida, mas que se diagnosticada e tratada de forma precoce, pode se evitar procedimentos cirúrgicos caros e desnecessários.

Graduado em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), Dr. Carlos Romeiro fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e estágio em Cirurgia da Coluna Vertebral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto vinculada à Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, é Mestrando em Cirurgia no PPGRACI – Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Em suas redes sociais, o médico lançou um desafio que é gravar um vídeo, sotry, postar um texto e falar sobre Escoliose todos os dias no mês de junho, uma forma de interagir e conscientizar sobre a doença.

“O intuito é difundir conhecimento. Falar muito a respeito do assunto. Quando diagnosticamos precocemente, conseguimos, em algumas crianças, evitar a cirurgia! E quando isso acontece em larga escala, muitas crianças deixam de necessitar de procedimentos invasivos”, postou Romeiro em sua página no Facebook.

Você conhece o Projeto Mude a Curva ?

O Mude a Curva é um projeto filantrópico que tem como objetivo ajudar a diminuir a fila de cirurgias de #ESCOLIOSE em hospitais do #SUS no Braisil.

O primeiro evento ocorreu em Recife em dezembro de 2019. Com 23 crianças operadas por meio de uma parceria inédita entre o @bssg.ong, o poder público – através da Secretaria Estadual de Saúde – e a indústria privada – através da Medtronic – que possibilitou a doação de todos os implantes necessários para os procedimentos.

Esta ação se repetiu em São Luís do Maranhão, em janeiro de 2021, desta vez com 28 crianças operadas.

Em 2021, dois eventos Mude a Curva já estão programados, em Teresina em agosto e em Manaus, em dezembro.

Dr Carlos Romeiro é também um dos fundadores da Brazilian Spine Study Group (BSSG), entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade fomentar a educação e pesquisa na área de cirurgia de coluna vertebral.

Fundado em 2017 e formado por seis médicos com formação acadêmica e experiência profissional nas diversas áreas de cirurgia da coluna, que envolvem desde o manejo clínico, técnicas minimamente invasivas até correção de deformidades complexas da coluna vertebral.

Conhece alguém com Escoliose?

Siga os canais oficiais

Brazilian Spine Study GroupBSSG

Instagram Dr Carlos Romeiro 

FacebookDr Carlos Romeiro

Textos extraídos das redes sociais do Dr Carlos Romeiro, BSSG e Mude a Curva

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here