Jogos Olímpicos da Juventude de 2022 será disputado em 2026

203
Letícia e Lucas, os dois medalhistas brasileiros. Foto: Wagner Carmo/CBAt

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira, dia 15, o adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar, no Senegal, de 2022 para 2026. A proposta feita pelo presidente do país africano, Macky Sall, foi bem recebida pelo presidente do COI Thomas Bach, após longas discussões sobre o assunto.

O adiamento permite que o COI, os Comitês Olímpicos Nacionais e as Federações Internacionais planejem melhor suas atividades, que foram fortemente afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, pelos adiamentos subsequentes de grandes eventos esportivos internacionais e pelas consequências operacionais e financeiras da crise global da saúde.

Ao mesmo tempo, permite que Senegal continue com os preparativos para os Jogos Olímpicos da Juventude. Vale lembrar que esse será o primeiro evento olímpico de todos os tempos a ser organizado na África.

“Gostaria de reiterar que o COI tem todo o meu apoio à organização dos Jogos Olímpicos da Juventude, adiados para 2026. Aproveito para reafirmar o compromisso de fazer do Dakar 2026, o primeiro evento olímpico da África, uma ocasião memorável e bem-sucedida”, concluiu, assim, o presidente do Senegal. O COI pediu compreensão da comunidade esportiva e se comprometeu manter os programas de apoio relacionados aos Jogos Olímpicos da Juventude.  O acordo foi aprovado hoje pelo Conselho Executivo do COI e será submetido à sessão do COI para ratificação nesta sexta-feira, 17 de julho de 2020.

Na edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que aconteceu em Buenos Aires-Argentina, o atletismo brasileiro disputou com 21 integrantes e o saldo foi positivo. Foram duas medalhas de bronze, ambas nos 200 m, com Lucas Conceição Vilar e Letícia Maria Lima.

Além das medalhas conquistadas, o Brasil colocou outros nove atletas entre os oito melhores colocados.

Bronze – Letícia Maria Lima – 200m
Bronze – Lucas Conceição Vilar – 200m
4ª – Erica Geni Cavalheiro – 400m
4º – Adrian Henrique Vieira – salto em distância
5º – Vitor Gabriel Motim – lançamento do disco
5º – Elton Júnio Petronilho – salto em altura
5º – Marcos Paulo Ferreira – 110m com barreiras
8ª – Lissandra Maysa Maciel – salto em distância
8ª – Rafaela Cristine de Sousa – arremesso do peso
8º – Caio de Almeida Teixeira – 400m com barreiras
8ª – Nerisnelia dos Santos Sousa – salto triplo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here