Itapecerica da Serra pretende ampliar projeto de atletismo nas escolas 

145
Encontro em Itapecerica da Serra - Foto: Rede Social da Secretaria de Educação
Encontro em Itapecerica da Serra - Foto: Rede Social da Secretaria de Educação

A cidade de Itapecerica da Serra está em tratativas para expandir o projeto de atletismo nas escolas do município.

Tudo começou com o professor Ricardo Freitas, um apaixonado pela modalidade que desenvolveu na escola na qual leciona um mini projeto de atletismo. 

O embrião foi o pontapé inicial para a participação da Escola Municipal Argemiro Ferreira Domingues nos Jogos Estudantis de Atletismo da Cidade de São Paulo, promovido pela FPA (Federação Paulista de Atletismo).

Em entrevista à FPA, o professor Ricardo Freitas revelou como foi a experiência de levar seus alunos para uma competição oficial de atletismo. 

“Experiência fantástica. Nunca imaginava o efeito que traria a nossas crianças, pais, escola e município. Muitas crianças passaram semanas com as medalhas no peito comparecendo na escola. Isso é gratificante para nós professores, pois podemos oferecer um pouco da modalidade que amamos”, comemora o professor.

Expectativa para ampliação

A cidade de Itapecerica começa a emergir no mundo do atletismo por conta de iniciativas como essas. E a parceria com a FPA visa desenvolver a modalidade na cidade, conforme reforça o professor Ricardo. 

“Projetos de Atletismo já acontecem na escola na qual eu leciono. E conseguimos uma flexibilidade de tempo para também incluir o atletismo na escola. Outro passo importante foi a aceitação da Educação em aprovar mais dois projetos: O primeiro é a participação no 2° Jogos Escolares da FPA e o segundo é a realização do 1° Festival de Atletismo de Itapecerica da Serra, com a organização FPA”, pontua Ricardo. 

O professor conta que hoje há mais procura do que oferta. “Devido ao Campeonato mais cinco crianças puderam participar do projeto, isso porque não pude abrir mais vagas por conta da falta de recursos humanos, afinal, somos projeto voluntário”, relata o professor

Por outro lado, segundo Ricardo, implementar projetos de atletismo em escolas não é difícil. “Obtivemos facilidade na implantação do atletismo na escola como ferramenta transformadora. Será organizado um evento através da Educação com a parceria da FPA na organização para atender todas as escolas do município. Isso é algo inédito”, comemora Ricardo.

O treinador lembra que tudo isso começou com uma prévia do esporte em sua escola. “Só foi possível através da apresentação que fiz de nossa modalidade na escola, que chegou até a diretora, que posteriormente levou ao Secretário da Educação. Por fim ocorreu a formação dos projetos”, revela.

A união com a Federação Paulista de Atletismo é fundamental para dar seguimento ao sonho de ampliar o acesso ao atletismo na cidade.A FPA tem um grande papel na comunicação e orientação dos pequenos projetos. É a ponte para trabalhar com confiança e esperança através de suas instruções. Nosso presidente Joel Lucas Oliveira tem feito muito bem esse papel”, finaliza.

Secretaria Municipal de Educação de Itapecerica da Serra 

Na rede social da Secretaria Municipal de Educação de Itapecerica da Serra, o encontro com o presidente Joel Oliveira foi registrado. 

“Através do Profº Ricardo Freitas, recebemos o Presidente da Federação Paulista de Atletismo – FPA, Joel Lucas Oliveira, para as primeiras tratativas relacionadas à oferta de capacitação a ser ministrada aos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, bem como o detalhamento de um evento com alunos do ensino fundamental. Em 2022, por iniciativa do Profº Ricardo, alunos da EM Argemiro Ferreira Domingues participaram dos Jogos Estudantis de Atletismo da Cidade de São Paulo, promovido pela FPA, que ocorreu no COTP – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, experiência que pretendemos ampliar para todas as escolas em 2023”.

99º Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo

Tá chegando a hora… Este ano ocorrerá o 99º Campeonato Loterias Caixa de Atletismo no Centro Olímpico, em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de maio. Deixe marcado na sua agenda e compareça ao evento ou acompanhe online pelo canal do Youtube da FPA.

Se você ainda não é inscrito, não perca mais tempo e se inscreva no nosso canal, clicando aqui. 

Informações

  • Local: CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA – Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino.
  • Data: 19, 20 e 21/05/2022
  • Evento para toda a família

O 99º Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo conta com o apoio de: Loterias Caixa, Açaí Polpanorte, Montevergine, Aromas de Bragança, Tojan Experience, Power Focus, Casa das Cuecas, CRM & Bônus, Performance Run e You Mercado.

Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário.

ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here