A 40ª edição do Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo começou nesta quinta-feira (10 de junho) e está sendo disputada no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O Atletismo Paulista fecha o primeiro dia de competições com cinco medalhas: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Um dos principais resultados na abertura do Troféu Brasil veio no lançamento do martelo feminino. A atleta Mariana Grasielly Marcelino (IEMA-SP), conquistou a medalha de ouro, com 67,45 m e com a marca estabelece novo recorde brasileiro da prova, que era de (67,02 m) e era dela mesmo, desde 2017.
“Esperava a vitória e uma boa marca. Sem falta de modéstia, meu objetivo era o recorde mesmo. Estou tendo uma boa regularidade e achava que podia lançar longe”, disse Mariana que segue focada na vaga olímpica. “Estou correndo atrás dos pontos para ir para a Olimpíada de Tóquio pelo Ranking da Word Athletics”. Com a medalha de ouro conquistada nesta edição do Troféu Brasil, Mariana chega ao sétimo título brasileiro.
Ainda no lançamento do martelo, Anna Paula Magalhães Pereira (EC Pinheiros), conquistou a medalha de prata, com 59,44 m. Mveh Viviane Jeane de Dieu Gracielle (Sogipa-RS), com 58,17 m completou o pódio.
No Masculino, o pódio do lançamento do martelo foi composto por três atletas de São Paulo. Com a melhor marca da temporada, Allan Wolski (EC Pinheiros), conquistou pela quarta vez o título de campeão do Troféu Brasil, com 71,37 m, o atleta fez sua melhor marca na temporada.

“Fiz uma boa prova, com quatro lançamentos acima dos 70 metros. Estou me recuperando de uma cirurgia no joelho direito, que me atrapalhou no Campeonato Sul-Americano de Guayaquil”, lembrou o atleta, que ficou na quarta colocação no Equador.
Na segunda colocação, com 66,86 m, o atleta Luis Gustavo Aguiar (Orcampi) finalizou a prova com um misto de sentimentos.
“Estou muito feliz com a medalha de prata, mas triste com a perda da minha tia que faleceu ontem, vítima de COVID. Mas, eu mantive o foco e vim para o Troféu Brasil para tentar levar essa medalha para casa e um pouco de felicidade para minha família”, explicou o atleta.
Também atleta da Orcampi, Ralf Rei completou o pódio com a medalha de bronze, com 64,30 m.
Na prova do salto em distância, o atleta Gabriel Luiz Boza (APA-SP) fechou a qualificação A, na segunda colocação, com 7,41 m e ratificou os índice Campeonato Pan-americano de Atletismo Sub-20 (7,38 m).
A competição segue nesta sexta-feira (11/6) e tem transmissão ao vivo pela TVN Sports.