Hoje em nossa coluna vamos falar sobre o Circuito Brasileiro de Ultramaratona (CBU)

149

Circuito Paulista de Ultramaratona – Hoje em nossa coluna vamos falar sobre o Circuito Brasileiro de Ultramaratona (CBU).

Ele é formado pelas empresas de Organização de Eventos que fazem provas de Ultramaratona (Circuito), com o Permit (Selo de Qualidade) da Federação do seu Estado.

Hoje existem onze empresas de neste grupo, distribuídas em sete Estados diferentes: SP, AM, RN, CE, PR, ES e RJ. A expectativa futura é que o Circuito Brasileiro de Ultramaratona (CBU) atinja outros Estados através do interesse de outros Organizadores, junto ao apoio das Federações Locais.

São Paulo é o primeiro Estado que possui um Circuito Paulista de Ultramaratona (CPU), com mais de uma prova na regional.

Hoje existem cinco empresas em São Paulo com esta proposta, que infelizmente foram pegas pela difícil fase que enfrentamos devido a pandemia.

Para esse seleto grupo, a pandemia teve um impacto enorme, já que foram praticamente impedidos de realizarem eventos presenciais.

Ainda assim, duas empresas conseguiram realizar duas etapas do CPU neste ano, a Reveza Racing fez uma prova na Cidade de Caieiras e a Star Runners fará a outra na Cidade de Indaiatuba (no Parque do Mirim).

O Apoio das Prefeituras são de extrema importância para que estes eventos aconteçam, e vale um reconhecimento especial para todas elas que dão este Apoio ao Esporte.

Um dos maiores desafios dos Organizadores é a busca de Captação de Recursos, Empresas Patrocinadoras que queiram associar a sua marca ao Esporte.

Hoje essa visão nas empresas vem mudando pelo conceito da “Sustentabilidade”, onde o Esporte vem tomando uma maior notoriedade pelo tamanho do retorno de Valores que ele devolve à sociedade.

Entre eles: a Saúde Física e Emocional, a Mobilidade (Transporte), Ambiental (não poluente), de Segurança, etc…

Entre os diferenciais das provas em São Paulo estão: as belezas dos locais onde as provas são realizadas, o atendimento dedicado aos Atletas com a empatia de quem tem conhecimento de causa (Organizadores), e à segurança da presença da Federação Paulista de Atletismo (FPA) garantindo o nível Técnico dos eventos; como citam os Organizadores.

Este ano já tivemos a prova de Caieiras (4° edição), que passou da Pista de Atletismo para o Parque Ecológico da cidade, e teremos agora dia 9 de Outubro, próximo sábado, a prova de Indaiatuba (2º edição).

Com a melhora da pandemia é promissor que CPU em 2022 tenha um número maior de eventos. Existe a solicitação para trazermos o Campeonato Continental da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU) novamente para cá, através da parceria entre a CBAt e à YESCOM.

A BR135 trouxe a IAU pela primeira vez à América do Sul com o Campeonato Continental de 100 km em 2019, com o apoio da The Ark Brazil e a Ultra Runners Eventos.

O CBU tem uma papel muito importante para a Ultramaratona, é através dele que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) forma o Ranking Brasileiro de Ultramaratona (RBU).

E é através deste Ranking que os Atletas se classificam para os Campeonatos Internacionais da IAU.

Para você que nunca viu uma prova de Ultramaratona vale a pena prestigiar um dos Eventos, e para os que já as conhecem… nos vemos por lá!

Em breve divulgaremos o Calendário das Provas de 2022.

Até a nossa próxima edição, bons treinos à todos (as)!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here