Governador inaugura Centro de Excelência Esportiva em São Bernardo

380
Fotos: Matias Santana

Nesta terça-feira (31 de agosto), o Governador de São Paulo, João Dória realizou entrega do novo Centro de Excelência Esportiva, localizado na Arena Olímpica, em São Bernardo do Campo.

Ao lado do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando e autoridades da cidade, o governador João Dória agradeceu a presença dos convidados e falou da importância do Centro de Excelência Esportiva na cidade. A previsão é que até o fim de 2021 todos os atletas já estejam treinando no local.

“Deste Centro de Excelência Esportiva (CEE) sairão campeões sul-americanos, mundiais e olímpicos. Com muito orgulho estamos fazendo nossa parte. Ontem (30/08) homenageamos os atletas olímpicos que representaram o estado de São Paulo nos Jogos Olímpicos e faremos com os representantes paulistas que estão disputando as Paralimpíadas, porque acreditamos no esporte”, discursou João Dória.

Representando o Atletismo Paulista, o presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, o primeiro vice-presidente e diretor-executivo, Rogério Bispo e Thaissa Presti segunda vice-presidente e diretora técnica marcaram presença no evento. O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Campos, também compareceu.

“A FPA está muito contente com a retomada do Centro de Excelência, agora em São Bernardo do Campo. É uma grande oportunidade para termos um crescimento na modalidade, já que 70 atletas do atletismo terão atendimento de alto nível com treinador, alojamento, alimentação, equipe multidisciplinar, uniforme e toda uma estrutura logística que vai proporcionar que tenhamos grandes resultados de alto rendimento no médio e longo prazo. Foi um momento importante, o Centro de Excelência é um dos projetos mais bem sucedidos de esportes no Brasil de todos os tempos e para nós foi realmente uma honra poder participar e contribuir para chegarmos nesse momento. Teremos 13 dos melhores profissionais do atletismo do Estado de São Paulo trabalhando neste projeto e estamos muito animados com tudo que pode acontecer de bom a partir desse trabalho”, disse Joel Oliveira, presidente da FPA.

“O Centro de Excelência Esportiva vem para somar bastante principalmente neste momento que se encaminha para uma pós pandemia e com o fim dos Jogos Olímpicos. Além de dar oportunidades ao atleta, irá gerar emprego para treinadores e toda uma equipe multidisciplinar, o que é muito importante. Eu fiquei muito feliz em participar desse momento representando não só a Federação Paulista de Atletismo, como segunda vice-presidente, mas também os medalhistas olímpicos mostrando a força da nossa modalidade. Acredito que investimentos desse tipo sejam o caminho para que mais medalhas sejam conquistadas para o Atletismo Paulista e Brasileiro”, falou Thaíssa Presti, segunda vice-presidente da FPA e Medalhista Olímpica/Pequim 2008.

O Centro de Excelência Esportiva foi viabilizado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, e o investimento foi de R$ 5,4 milhões, direcionado para formação de 140 atletas das modalidades de Atletismo e Judô.

“Estamos finalmente oferecendo estrutura de ponta, alimentação, alojamento, comissão técnica, convênio médico, enfim, todas as condições necessárias para os atletas, diferente do que ocorria anteriormente. É certamente um dos principais feitos esportivos do Governo de São Paulo”, pontuou o Secretário de Esportes do Estado, Aildo Ferreira.

O Novo Centro de Excelência atende também à determinação da Lei Estadual 17.099/2019, que prevê a continuidade do programa, mesmo com o processo de concessão do Complexo Esportivo do Ibirapuera.

A Arena Olímpica, onde está sendo instalado o novo equipamento, pertence à prefeitura de São Bernardo do Campo. A utilização de parte da área está prevista em convênio firmado entre o Governo de SP e o município. Toda a manutenção e administração dos espaços ocupados pelo Centro de Excelência ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Esportes do Governo de SP.

Todo o programa de treinamentos, acompanhamento de treinadores e demais profissionais contará com a supervisão da Federação Paulista de Atletismo e Federação Paulista de Judô.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here