Gabriel Boza é Top-20 no Ranking da World Athletics

304

Após uma temporada atípica em 2020, o atleta Gabriel Luiz Boza (Memorial/Santos/Fupes) tem motivos de sobra para comemorar. De acordo com as estatísticas da World Athletics (WA), Boza aparece no Top-20 do Salto em Distância, do Sub-20, com 7,61 m (0.9) (PB) e Top-10, do Sub-18.

Mesmo com ótimos resultados acredita que sempre tem espaço para melhorar e relembra os problemas enfrentados no período sem competição. No total foram sete meses treinando sem a presença de seus treinadores Tânia e Nélio Moura.

“Saí sim com ótimos resultados, podendo ser melhor. O período de treinamento em 2020 foi muito complicado, igualmente com a temporada que foi muito difícil. Em março tive que ir minha cidade natal no Paraná, por causa dessa pandemia. Fiquei um tempo fazendo fortalecimentos e treinando adaptado. Pois, não tinha pista pra poder treinar completo”, explicou Boza e completou.

“Mais ou menos na metade do ano fui pra Presidente Prudente, na casa da minha namorada, fiquei 5 meses treinando lá, em uma pista de atletismo. Mas ainda sim estava longe dos meus técnicos. No total fiquei 7 meses longe dos meus técnicos. Acabei me lesionando com um mês para começar o Campeonato Estadual, competição que marcou a volta das competições”, concluiu.

Superação

Minha recuperação foi rápida e fui Campeão Paulista Sub-20, Brasileiro Sub-20, Brasileiro Sub-18 e Brasileiro Sub-23. No Troféu Brasil fiquei na quinta colocação com a marca 7,61 (0.9), que me colocou na 16ª colocação da WA e a vaga no Mundial de Atletismo Sub-20.

Para Gabriel Boza, o calendário de competições em 2021 será marcado por grandes competições. Além dos Estaduais, terá pela frente: os Campeonatos Brasileiros Sub-20 e Sub-23, Troféu Brasil, Pan-Americano Sub-20, Mundial Sub-20 e o Sul-Americano Sub-23.

“Com base na temporada de 2020, ganhei muita maturidade, sabedoria entre outras coisas. Então minhas expectativas para esse ano são incríveis. Tenho muitas competições importantes tanto nacionais como internacionais. Estou bem confiante que posso ir bem em todas. Começando pelo Torneio FPA que já está no meu planejamento e espero saltar longe nessa primeira competição”, finalizou.

Ficha técnica – Gabriel Boza

Gabriel Luiz Boza            
Data de Nascimento: 07/03/2003
Altura 1.76 m
Peso 73 kg
Natural de: São José dos Pinhais
Clube Atual: Memorial/Santos/Fupes
Treinadores: Nelio Moura e Tânia Moura           
Prova: Salto em Distância
PB: 7,61 m (0.9)
Marcas: Lider no Rankings Sul-Americano – Sub-18, Sub-20 e Sub-23.

Temporada 2020

Ranking Mundial WA – Top-20 do Salto em Distância, do Sub-20, com 7,61 m (0.9) – 16º
Ranking Mundial WA  – Top-10, do Sub-18 – 05º
Líder no Ranking Estadual Sub-20 e Sub-23
Ranking CBAt – Líder Sub-23, Sub-20 e Sub-18

A equipe Memorial/Santos/Fupes tem apoio do Memorial Necrópole Ecumênica e Prefeitura de Santos, por meio da Fundação Pró-Esportes (Fupes), com coordenação técnica de Antônio Cosme.

Siga ATLETISMO PAULISTA no Instagram – O perfil oficial da Federação Paulista de Atletismo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here