Gabriel Boza (APA – Associação Prudentina de Atletismo) e Lucas Marcelino (E.C. Pinheiros – SP) vão representar o Atletismo Paulista e brasileiro no Golden Series Fly, em Bangkok, na Tailândia.
Os brasileiros vão competir neste sábado (25) no evento festivo às 16h30 (horário de Bangkok) e 6h30 (horário de Brasília).
Além dos brasileiros, a competição contará com a presença do sulafricano finalista do Campeonato Mundial, Cheswill Johnson; o norte-americano Cartel Shell, conhecido como “O homem de 8 metros” e o tailandês, finalista do Campeonato Asiático – Pratchaya Tepparak.
A FPA (Federação Paulista de Atletismo) conversou com o treinador do Gabriel Boza, Cremilson Rodrigues, também conhecido como “Montanha”, e o treinador do Lucas Marcelino, Nélio Moura do Pinheiros-SP, para saber detalhes sobre a competição e a preparação dos atletas.

Golden Fly Series: Boza confiante para trazer um bom resultado
Em contato com o treinador Cremilson Rodrigues, a FPA ficou por dentro da preparação do atleta Gabriel Boza para o Golden Fly Series.
Segundo o técnico, seu atleta está bem preparado, apesar de ter precisado improvisar os treinos.
“Não conseguimos fazer muitos treinos específicos, pois nossa pista está em reforma, então estávamos na adaptação e improviso, mas conseguimos fazer uma boa preparação física e psicológica, deixando a desejar um pouco na parte técnica. Acredito que vá sair coisa boa por lá”, revela o treinador.

O treinador da APA também falou sobre as expectativas sobre a participação do Gabriel no evento.
“O Gabriel embarcou aqui de Prudente no dia 20, bem confiante, isso é uma característica dele, bem consciente da prova que ele vai participar lá [Golden Fly Series – BangKok], uma prova festiva, mas que vale ranking e tudo mais. A expectativa dele e minha é super positiva, já está pensando em voltar a saltar 8 metros. Devido a correria do ano passado e a situação envolvendo a pista, a gente não conseguiu concretizar”, destaca Cremilson.
Para viajar até Bangkok, Boza precisou da ajuda de apoiadores, conforme destaca o treinador.
“O Gabriel contou com o apoio de algumas empresas: a Prudentina, a Imobiliária Sistema no comando do Luis Carrijo e a Murakami Jóias na figura do gestor Ricardo Murakami, sem esses apoiadores dificilmente o atleta conseguiria participar da competição, eles foram muito importantes na ida do Gabriel até Bangkok”, agradece o treinador.
Lucas Marcelino: Competição servirá para avaliação
O treinador do atleta Lucas Marcelino do E.C. Pinheiros, Nélio Moura revelou detalhes do evento e falou sobre a preparação dele para a competição.
“O Golden Fly Series é um tradicional circuito de competições realizadas fora do estádio, em ruas, praças ou shoppings. Na maioria das vezes cidades europeias abrigam os eventos, como Innsbruck (Áustria), Munique (Alemanha) ou Liechtenstein. Já tivemos uma etapa realizada no Rio de Janeiro, o “Super-Salto”, em 2016, e o circuito está se expandindo para a Ásia. É um conceito muito interessante, pois aproxima o atletismo do público, gerando entretenimento e exposição da modalidade, dos atletas e das marcas parceiras.
Essa será a competição de abertura da temporada para o Lucas. A princípio, estávamos programados para iniciar no Troféu São Paulo, nos dias 11 e 12 de março. Com o convite para competir na Tailândia, avaliamos que seria uma boa oportunidade participar de um evento bem-organizado e de bom nível, mesmo que ainda em uma fase anterior à de competição. Assim, usaremos essa prova como uma avaliação do atual estágio de treinamento”, conta o treinador.

Nélio destacou que o começo da temporada inviabilizou treinamentos específicos para o evento, mas está confiante em bons resultados de Lucas na competição.
“Mesmo tendo antecipado o início da temporada, o que inviabilizou qualquer preparação específica para essa competição, a expectativa é positiva. Seus treinos foram orientados principalmente pela professora Tânia Moura ao longo dos últimos três meses, e sua evolução tem sido notável”, pontua Nélio.
O treinador aproveitou para agradecer o clube (E.C. Pinheiros – SP) e apoiadores do atleta que viabilizaram a ida até a Tailândia.
“Embora não tenha sido necessário investir recursos de maneira direta para a viagem do Lucas, sua preparação apenas tem sido possível graças aos apoios do Esporte Clube Pinheiros, NewOn, Colégio Vértice e NAR-SP”, agradece o professor.
Golden Fly Series – Bangkok 2023
Link para acompanhar a competição: https://livestream.com/creativ-studio/gfs-bangkok2023
Site: http://www.goldenflyseries.com/thailand-2023
Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário.
ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS