Gabriel Boza (APA-SP) é o quarto melhor atleta Sub-20 do mundo

172
Foto: Wagner Carmo/CBAt
O atleta da Associação Prudentina de Atletismo (APA), Gabriel Luiz Boza conquistou a quarta colocação no Campeonato Mundial de Atletismo. A competição está sendo realizada em Nairóbi, Quênia. Com a marca de 7,83 m, Boza ficou apenas sete centímetros do pódio.

A medalha de ouro ficou com o francês, Erwan Konate (8,12 m), a prata com o colombiano, Jhon Andres Berrio (7,97 m) e bronze com Kavian Kerr, da Jamaica, com (7,90 m).

Acompanhando o atleta em Nairóbi, o treinador Cremilson Julião (Montanha) analisou a participação de Gabriel Boza, no Mundial Sub-20 de Atletismo.

Foto: Wagner Carmo/CBAt
“Bastante positiva, visto que o Gabriel está muito bem preparado e apto para brigar pelo primeiro lugar. Os 8,12 m que o francês (Konate) saltou em nenhum momento nos amedrontou ou tirou nossas esperanças, pois, sabemos que estamos prontos para saltar na casa dos 8,20 m. Não foi dessa vez, mas por conta de forças maiores”, falou o treinador, Montanha.

Durante a prova e brigando por um lugar no pódio, Gabriel Boza sentiu muitas câimbras nas pernas e ainda assim, o atleta da Associação Prudentina de Atletismo encerrou a competição como quarto melhor atleta Sub-20 do mundo, no salto em distância.

“O Boza é um atleta que dificilmente reclama de câimbras, não sabemos ainda os motivos, mas positivamente falando ele está pronto para dar voos maiores. Ainda temos mais três seleções esse ano para poder ele consagrar e deixar marcado seu resultado desse ano que estamos aguardando um único salto para poder alavancar ainda mais a carreira desse atleta que vem se destacando a cada competição”, explicou Montanha.

Para finalizar, o treinador Montanha reforçou a importância da quarta colocação na Mundial Sub-20 de Atletismo e parabenizou a Federação Paulista de Atletismo por proporcionar e realizar competições com o objetivo reduzir os impactos da pandemia e preparar os atletas para as competições internacionais.

“Queria parabenizar, também a Federação Paulista de Atletismo, por neste momento de pandemia que estamos passando e sempre lutando em favor do atleta, mantendo calendário que nos favoreceu chegar nesta prova como chegamos, bem e confiantes. Não foi dessa vez, mas apenas um único salto marcado ainda o deixou na quarta colocação do mundo e isso é motivo de orgulho”, finalizou o treinador.

Convidado para chefiar a delegação brasileiro em Nairóbi, o presidente Joel também falou da conquista do atleta Gabriel Boza.

“Tivemos uma competição incrível do Gabriel Boza, 4º colocado no salto em distância, confirmando sua excepcional fase. É uma alegria múltipla, pois além de um desempenho que contagia positivamente toda nossa delegação, evidencia o grande trabalho realizado em Presidente Prudente, tanto pelo próprio Gabriel, que é um atleta focado e diferenciado, como pelo treinador Cremilson, que têm conduzido esse renascimento da formação de talentos no Interior do Estado. é muito bom poder acompanhar e dar suporte a uma equipe tão dedicada.”

Na prova…

“Gabriel Boza queimou o primeiro salto – uma queima de uns quatro dedos apenas e o salto foi longe; no segundo ele fez a marca (7,83 m)… Mas, sabíamos que a prova estava forte; no terceiro salto ele fez uma corrida estranha, já sentido dores e na entrada da tábua ele não conseguiu sair dela e saiu pela areia deitando na grama, ali vimos um sonho de um trabalho sendo levado por forças maiores. Vamos voltar ao Brasil e dar continuidade ao trabalho em busca do salto”, disse Montanha.

Ficha técnica – Gabriel Boza

Gabriel Luiz Boza
Data de Nascimento: 07/03/2003
Altura 1.76 m
Peso 73 kg
Natural de: São José dos Pinhais
Clube Atual: Associação Prudentina de Atletismo (APA-SP)
Treinadores: Cremilson Julião Rodrigues
Prova: Salto em Distância
PB: 7,90 m (1.4)
Marcas: Lider no Rankings Sul-Americano – Sub-18, Sub-20 e Sub-23

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here