FPA participa da abertura do JOESMA em Mairinque 

195
Da esquerda pra direita: Secretário de esportes Sebastião, professor Balbino, Joel Oliveira, Prefeito Antônio, Coordenador de educação física Anderson - Foto: FPA
Da esquerda pra direita: Secretário de esportes Sebastião, professor Balbino, Joel Oliveira, Prefeito Antônio, Coordenador de educação física Anderson - Foto: FPA

A FPA (Federação Paulista de Atletismo) esteve na abertura do JOESMA (Jogos Escolares de Mairinque), evento tradicional do município que retorna após dois anos devido a pandemia.

“Estivemos no evento a convite do Centro de Formação Esportiva, projeto financiado pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e conduzido pelo professor Balbino. A prefeitura de Mairinque foi a primeira a se filiar à FPA para proporcionar oportunidades de participar do Atletismo oficial, e hoje o projeto é destaque na cidade”, revelou o presidente da FPA, Joel Oliveira.

Esteve presente também no evento o Secretário de Educação Alessandro, que pretende, em parceria com a FPA, analisar a possibilidade de ofertar cursos de capacitação em Atletismo para os professores da rede municipal.

JOESMA 2023 em Mairinque - Foto: FPA
JOESMA 2023 em Mairinque – Foto: FPA

O professor Balbino Santos falou da importância da volta do JOESMA para a cidade de Mairinque e para as crianças.

“É uma grande ferramenta para despertar nos jovens o interesse para conhecer e experimentar a modalidade do atletismo. São cerca de 360 alunos dos 9 aos 17 anos que terão a oportunidade de entrar numa pista de atletismo para se aventurar depois de 5 anos de paralisação dos jogos”, comemora o treinador. 

“Os jogos são uma oportunidade para recolocar as crianças em atividades”, completa Balbino. 

Curso de atletismo em Mairinque

Um dos pontos discutidos na visita foi a possibilidade da realização de um curso de atletismo para professores da cidade. 

Balbino falou como o curso pode impactar a modalidade na cidade. “Já estamos em conversa com o departamento técnico da FPA. Logo após os jogos marcaremos uma agenda para definição das tratativas, assim como formulação do formato do curso e suporte técnico para os professores de Ensino Fundamental da rede municipal e técnicos de Atletismo”, destaca Balbino.

“O curso tem como objetivo capacitar os professores e trazer para eles um arcabouço vantajoso para o desenvolvimento das aulas dentro da proposta do BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mas sem extrapolá-lo”, pontua o professor.  

JOESMA 2023 em Mairinque - Foto: FPA
JOESMA 2023 em Mairinque – Foto: FPA

Balbino ainda revela que o Centro de Formação Esportiva de Mairinque, hoje, já atende jovens interessados no esporte. 

“Vamos manter ativos aqueles que despertarem interesse pelo atletismo. Já acontece isso no Centro de Formação Esportiva de Mairinque, que atende 60 jovens de 10 a 17 anos. O curso vai servir como oficina para captação de novos talentos e assim conseguimos fazer rodar o desenvolvimento do atletismo na cidade”, finaliza o treinador. 

Leia também – 99 anos de história: FPA entra na contagem regressiva para o Centenário.

ATLETISMO PAULISTA – TRANSFORMANDO VIDAS – RUMO AO CENTENÁRIO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here