FPA e prefeitura debatem avanços para o Atletismo em Itapecerica da Serra

194
Reunião com Joel Oliveira e a prefeitura de Itapecerica da Serra

Na primeira quinzena de junho de 2022, Joel Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA) se reuniu com Dr. Francisco Nakano, prefeito de Itapecerica da Serra.

Juntamente com o professor de atletismo da equipe Alta Velocidade, Ricardo Freitas, o vice-prefeito, Rafael de Oliveira e o secretário de Esporte e Lazer, Geraldo Pedroso, foram debatidos os avanços para a modalidade no município.

Segundo Ricardo Freitas, que lidera a equipe de atletismo de Itapecerica da Serra, “a ênfase aplicada na base é o fator de suma importância”. O professor explica que, em seu trabalho, não se preocupa somente os fatores fisiológicos, mas também com o psicológico dos alunos.

“Se eu tenho a crianças que estão em seu desenvolvimento, formando sua identidade e suas crenças, atuo lapidando em cima disto, agregando o Atletismo como forma de apreciação em seu estágio Inicial. Em seguida, trabalho o sistema límbico do cérebro, onde envolve as emoções, fazendo com que se crie vínculo com os demais atletas, treinador e principalmente o projeto. É como um amor ao seu time do coração. A diferença é que aqui o time é deles e eles têm a chance de conduzir todos juntos com amor e entusiasmo”, declara.

O professor Ricardo exalta a parceria entre a prefeitura de Itapecerica e a Federação Paulista de Atletismo. “A FPA já vem fazendo um trabalho de suma importância, que é as visitas aos projetos e a intermediação Projeto x Prefeituras. Isso tem sido o ponta pé inicial de muitos projetos que, por enquanto, estão perdidos na direção por falta de conhecimento. Dessa forma, oferecer Cursos de Gestões, Treinamentos, Psicologia entre outros, deixariam os responsáveis confiantes para o passo seguinte”, afirma Freitas.

Poder público engajado

Geraldo Pedroso, secretário de esportes de Itapecerica da Serra, pensar em avanços no esporte de modo geral é sinônimo de criar cidadãos melhores. “Nem todo desportista será um atleta de alto de rendimento, mas todo desportista será um cidadão melhor na medida em que a prática desportiva traz algumas capacidades socioemocionais que dificilmente se obteria em outro ambiente ou seria favorável em outro ambiente, como por exemplo: trabalho em grupo, senso coletivo o uso do individualismo para o sucesso do coletivo, disciplina, conhecimento e respeito a hierarquia, tudo isso acaba sendo absorvido por meio do desporto”, ressalta.

“Para Itapecerica da Serra, isso é fundamental na formação de novos e melhores cidadãos como também na profilaxia de patologias relacionadas ao corpo humano. Então, a prática desportiva comprovadamente melhora a saúde humana e quanto mais a gente investir em esporte melhor será a condição da saúde pública no médio e longo prazo. Além disso, o atletismo dentre todas as modalidades é o mais “democrático”, porque na maioria das suas modalidades é dispensado o uso de equipamentos mais elaborados”, pontua Gilberto Pedroso.

Para o secretário, o objetivo do esporte é sensibilizar pessoas para a causa e no Poder Público é possível ter essa visão pregressa. “Ao chegar em Itapecerica da Serra para assumir a pasta (Secretaria do Esporte), eu conheci o Ricardo [professor de atletismo] e as condições precárias em que ele atua e ainda sim com essas condições ele consegue resultados fantásticos e é natural que por ser uma pessoa do esporte e vê-lo por cima, eu vejo obrigação de investir no trabalho maravilhoso que ele faz no atletismo, porque é o que a gente espera, que o esporte entregue as ferramentas necessárias para melhorar o cidadão”, comenta o representante.

Pedroso afirma que a prefeitura da cidade está comprometida em “desenvolver o atletismo, criar ferramentas para potencializá-lo e num sonho não impossível criar instrumentos e formas para que o atletismo se desenvolva ainda mais, trazendo gente de fora para conviver aqui”, diz ele.

Ele ainda cita a atleta Fernanda Borges, que foi recentemente campeã no Troféu Brasil. “Ela é de Itapecerica e está se envolvendo com a cidade. Estamos buscando meios para trazê-la para fazer parte do nosso casting de atletas. Estamos começando devagar e com bons nomes e muito foco para fazer algo que seja sustentável e duradouro”, torce Gilberto.

Objetivos com a parceria com a FPA

De acordo com Geraldo Pedroso, “o objetivo de Itapecerica da Serra é criar meios e mecanismo para instalar no Centro de Excelência para que possamos cuidar dos talentos atuais e fomentar a criação de novos talentos”. 

“[Queremos] Proporcionar a criação de meios e processos e condições para que jovens atletas se tornem atletas de alto rendimento e melhorem suas performances com equipamentos apropriados, com instalações adequadas e com um calendário de eventos que justifique esse investimento. Porque treinar é fundamental, mas colocar em prática é o que desenvolve de fato o atleta para atingir os seus objetivos pessoais e buscar as conquistas do grupo”, declara o secretário.

Ele destaca a importância da parceria com a FPA. “Eu tenho uma ideia muito clara sobre o que é o trabalho em grupo que é a soma das performances individuais, se elas são melhores, o rendimento do grupo é melhor. Então a Secretaria de Esportes de Itapecerica da Serra quer que a Federação Paulista de Atletismo (FPA) consiga com a nossa ajuda, ajuda mútua na verdade, ela nos ajuda e a gente ajude ela, fazer o Brasil cada vez mais competitivo e ter condições enfrentar adversários de outras cidades, estados e países”, salienta.

“Esse é o nosso interesse, criar condições para que os atletas se desenvolvam, e a minha  missão e acredito que a do prefeito (Francisco Nakano) que é desportista e eu também, é fazer que esse universo em que vivemos e estamos acostumados seja apresentado para a população como um todo e que os benefícios que nós percebemos hoje, possa ser percebido pela população de  Itapecerica da Serra na prática desportiva fundamentada inicialmente no atletismo”, finaliza Pedroso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here