Federação Paulista de Atletismo homenageia Dr Jorge Queiroz de Moraes Junior

481
Foto: Júnior Alves/Atletismo Paulista

A Arena Olímpica – Centro de Excelência Esportiva de Atletismo, em São Bernardo do Campo recebeu neste domingo (28 de novembro), o Campeonato Paulista de Atletismo Sub-14, última competição da temporada 2021 da Federação Paulista de Atletismo.

Marca registrada do Atletismo Paulista, a diretoria reserva a abertura oficial das competições para homenagear personalidades do Atletismo. Neste domingo, entre os homenageados, estava o Dr Jorge Queiroz de Moraes Júnior.

O presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira agradeceu a presença e toda contribuição do Dr Jorge Queiroz ao Atletismo. Durante a homenagem foi entregue um quadro simbólico das cinco medalhas e uma placa.

“Queremos homenagear nosso querido ilustre ex-atleta que teve grandes conquistas e ajudou muito nossa modalidade e trouxemos ele no Campeonato Paulista Sub-14, pois, sabemos do seu carinho com aqueles que estão começando. Muito obrigado por toda contribuição que o senhor e sua família.”

Graduado pela Escola Politécnica – Poli/USP, mestre pela EASP-FGV, PhD por Michigan State University e fundador e diretor do TurmaD.

Jorge Queiroz de Moraes foi atleta filiado na Federação Paulista de Atletismo, competindo nos 100 m, 200 m, 400 m, 4×100 m e 4×400 m. Em 1964 escreveu seu nome na história ao ser campeão em todas as provas no Campeonato Paulista Juvenil e chegou na Seleção Brasileira.

Com sua paixão e vivência no atletismo fundou a equipe Rede Atletismo com grandes conquistas, construiu o atual Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), contribuições significativas para a modalidade.

“Há 57 anos (1964) quando fui cinco vezes Campeão Paulista Juvenil, eu não pude receber as medalhas, já que, a Federação Paulista de Atletismo naquela época não tinha recurso e ainda na época me prometeram um diploma e também não foi possível, mas agora o presidente Joel está se comprometendo a me entregar as cinco medalhas. Tenho ótimas lembranças do meu tempo de atleta, foram três anos que representei o Brasil no Campeonato Sul-americano, também competi nos Jogos Universitários (Mack Poli e Poli Med) e também quando pude, eu fiz uma equipe de atletismo e o Centro de Atletismo, em Bragança”, falou Jorge Queiroz.

Turma D

“Hoje vejo com alegria essa criançada e acho fundamental para a educação de nossas crianças no Brasil. Hoje estou mais afastado do atletismo, no entanto, junto com minha esposa eu tenho um projeto (TurmaD) que visa dar aos alunos que estão se formando no ensino médio, preferencialmente aqueles que são de escolas públicas para que continuem estudando e que tenham pelo menos um estudo profissionalizante ou mesma uma graduação”, explicou Queiroz e concluiu.

“Hoje estamos ajudando 70 crianças e chegando muito breve em 100. É um trabalho gratificante onde nos transformamos quase na segunda família do aluno acompanhando em suas necessidades. Agradeço muito a Federação Paulista de Atletismo que me traz excelentes lembranças do meu passado.”

Os resultados do Campeonato Paulista Sub-14 estão disponíveis no hotsite oficial da competição – Confira aqui.

Atletismo Paulista – Transformando Vidas!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here