Ex-cortador de cana, Carlos Santos volta aos treinos no CNDA

639

O Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), foi reaberto no início do mês (julho) e seguindo o Plano de Retomada aprovado pelas autoridades sanitárias de Bragança Paulista apenas alguns profissionais estão liberados para frequentar o espaço. Entre os atletas liberados para realizar os treinos, está o bicampeão do Troféu Brasil nos 1500 m, Carlos Santos (EC Pinheiros).

“Então agora está sendo bacana, porque estou fazendo treinos específicos visando Troféu Brasil e as grandes competições do ano que vem. Antes estava fazendo tiros longos e rodagens nas ruas e estradas de terras”, explicou o atleta que ter como principal prova os 1500 m, mas que no futuro pretende correr 5 e 10 km.

Nascido na cidade de Guanambi (Bahia), o atleta cinco anos antes de conquistar a sexta colocação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru com tempo de 3:44.47, estava na cidade Terra Roxa (interior de São Paulo), trabalhando no corte de cana-de-açucar.

“Meu irmão já corria, comecei em 2011 peguei gosto e em 2013 consegui o índice para sair na Elite da São Silvestre liderei até o km 3. Em 2014 recebi um convite para ir ao Rio de Janeiro na Equipe Pé de Vento. Foi então que tive que tomar uma decisão (de deixar o trabalho na lavoura) para largar tudo e arriscar no atletismo”, explicou Santos, e continuou.

“Fiquei no Rio de Janeiro até o final de 2015 e depois voltei para Bebedouro, no interior de São Paulo. Decidi treinar sozinho e fazer provas de 800 e 1500 m visando o Troféu Brasil de 2016 e deu certo, fui campeão dos 1500 m e segundo colocado nos 800 m”, finalizou.

Terceiro colocado no Sul-Americano de Atletismo que foi disputado no Peru, Carlos Santos, explica que estava perto de sua melhor forma antes da paralisação causada pelo novo coronavírus.

“Meu treinador (Clodoaldo Lopes) teve que mudar completamente o planejamento, eu já estava entrando na minha melhor forma quando fomos orientados a parar com os trabalhos”, contou Carlos Santos.

Meu sonho é ser finalista olímpico e ganhar a São Silvestre… Estou treinando firme e forte pra isso, Deus está do meu lado

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) divulgou o novo calendário de 2020, da Confederação Brasileira de Atletismo.

Além dos treinamentos nas estradas de terras, o ex- cortador de cana aproveitou a quarentena para colocar a leitura em dia.

 “Durante a quarentena eu fiz um pouquinho de tudo. Filmes, jogos, livros e vídeos de corridas no YouTube, aproveitei para ver as grandes competições para quando eu chegar lá fazer igual. Eu indico a leitura de livros, tem um que é meu favorito “Seja foda“ de Caio Carneiro”, indicou o atleta.

Sinopse

Aposto que você quer, no final da sua vida, olhar para trás, bater no peito com o coração cheio de felicidade, sem falsa modéstia, com plena convicção e serenidade, e dizer: minha vida foi FODA. Com ele, você vai aprender comportamentos e atitudes necessários para conquistar, em todos os aspectos da sua vida, resultados incríveis. Ele vai provocar e inspirar você não só a ter o espírito elevado e sonhar com coisas inimagináveis, mas também se tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um desses sonhos. Vamos juntos?

Melhores tempos do atleta Carlos Santos

Nos 800 tenho 1.47
Nos 1500 tenho 3.41
Nos 5000 km 14.42
Nos 10.000 km 29.49
Nos 21 km 1h06

Siga Carlos Santos no Instagram

CNDAAtualiza normas de cuidados

Foto: Júnior Alves/Tojan Experience – CNDA – Bragança Paulista-SP

Os treinos só podem ocorrer de segunda a sexta-feira em dois horários: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, tanto na pista como na sala de musculação. Aos sábados, os treinos são permitidos apenas das 8 às 12 horas na pista oficial (o galpão da pista coberta permanecerá fechado).

O CNDA ficou fechado por 105 dias em função da pandemia e foi reaberto no dia 6 de julho seguindo o Plano de Retomada aprovado pelas autoridades sanitárias de Bragança Paulista. Até sexta-feira (10/7) apenas 27 atletas podiam utilizar as instalações. Agora, o número deverá ficar em torno de 30.

Cuidados – Todos os atletas e treinadores têm de aferir a temperatura corporal na entrada do CNDA e responder a um questionário diário de anamnese. Todos têm de utilizar máscaras de proteção, podendo retirá-las somente no momento dos exercícios.

A permanência de atletas e técnicos no CNDA somente está permitida durante o horário de treinamento autorizado – ninguém pode permanecer no local antes ou depois do horário determinado.

A CBAt, sempre em conjunto com as autoridades sanitárias de Bragança Paulista, avaliará constantemente a situação da pandemia da COVID-19, visando a expansão de atendimento a outros atletas, o que será divulgado sempre por Nota Oficial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here